Ferramentas do usuário


Funcionamento Sigep Web Correios

Criando a entrega

Assim que o pedido for separado, é hora de criar a entrega em seu sistema. Para criar a entrega siga o passo a passo abaixo:

Acesse o pedido que deseja criar a entrega navegando até o menu VendasPedidos. Selecione o pedido clicado sobre ele. Na página do pedido, selecione o botão Criar Entrega, localizado no canto superior direito da sua tela. A ilustração a seguir mostra a interface citada:

Na tela que será aberta, navegue até Informações de Embalagem e Entrega. Nesta área será possível gerar a etiqueta e obter o código de rastreio do pedido.

Perceba que a opção Utilizar o Sigep vem preenchida, deixando esta opção disponível por padrão. Caso não queira utilizar o Sigep e sim a opção padrão do Magento, bastar desmarcar esta opção. A ilustração a seguir mostra a interface citada:

A próxima informação Status do Cartão de Postagem refere-se a devolutiva dos Correios sobre a situação do seu contrato. A cada 4 (quatro) horas, haverá a comunicação automática entre o e-commerce e o sistema dos Correios a fim de verificar a situação do seu cartão de postagem. Caso queira verificar esse status manualmente, basta clicar sobre Atualizar. Além do status do cartão de postagem, também é gravada a data e hora da última atualização no campo última Atualização.

Em seguida virão as informações da entrega. Caso o seu e-commerce utilize o módulo da Query Commerce de integração com os Correios, automaticamente ele carregará estas informações, restando a serem feitos apenas o preenchimento dos campos fiscais logo a seguir. Abaixo segue a descrição de cada um dos campos deste passo.

Serviço: Este campo refere-se a modalidade de entrega escolhida pelo cliente no ato do pedido. Caso não tenha preenchido automaticamente, ou deseja altera o valor já preenchido, basta clicar sobre o campo que serão abertas todas as opções de serviços disponibilizadas pelo seu contrato. A ilustração a seguir mostra a interface citada:

Peso: Aqui será mostrado o valor referente ao peso cadastrado nos produtos contidos no pedido. Caso necessário alterá-lo basta adicionar o novo valor. Importante ressaltar que a medida utilizada neste campo é o quilograma.

Dimensões: Neste campo serão mostrados os valores médios referente às dimensões cadastradas nos produtos contidos no pedido. Caso necessário alterá-las basta adicionar o novo valor para cada um dos campos.

Tanto o peso quanto as dimensões podem sofrer variações seja por validação e/ou diferença do valor que está configurado no produto para o que realmente será a entrega. Nestes casos podem ser feitas ajustes a fim de garantir a corretude das informações enviadas aos Correio e evitar gastos desnecessários com frete.

Importante ressaltar que nestas variáveis existem valores mínimos e máximos de acordo com tabela dos Correios, portanto, caso sejam inseridos valores abaixo ou acima desses definidos pelo Correios será mostrada mensagem de erro e esses campos deverão ser corrigidos Saiba mais sobre esses valores mínimos e máximos para estas variáveis junto ao responsável por sua conta nos Correios.

Por fim, temos os campos referentes aos dados da nota fiscal. O número da nota é obrigatório, esta é uma exigência dos Correios. Já o número de série da nota é opcional. Após realizado o preenchimento dos campos, navegue até o final da página, e clique sobre o botão Salvar Entrega. Segue a ilustração das configurações acima:

Feito isso, automaticamente será gerada uma etiqueta para esta entrega. Caso tenha definido nas configurações do módulo a reserva de etiquetas, este número de etiqueta será buscado no sistema do próprio Magento, dentre as etiquetas já reservadas. Caso contrário,será feita comunicação com os Correios para buscar a etiqueta e atribuí-la a esta entrega.

Após criada a entrega, será possível visualizar e imprimir a etiqueta para afixar a encomenda. A seguir temos a ilustração da aba Informações de Embalagem e Entrega após a criação da entrega.

Conforme é possível visualizar, nas informações de envio constam os dados buscados no Sigep Web. Conforme seguem são eles, o serviço escolhido, a etiqueta e o rastreador dela, a PLP (neste passo a entrega ainda não pertence a uma PLP, por isso não existe um valor definido, falaremos sobre a PLP a seguir.), o peso, dimensões e dados da nota fiscal informados.

Importante esclarecer que, neste passo, caso aja a tentativa de rastreio desta encomenda nos Correios, não retornará nenhum resultado, uma vez que esta encomenda ainda não foi postada. Somente após a postagem nos Correios a encomenda poderá ser acompanhada utilizando o código gerado.

Por fim, realize a impressão da sua etiqueta, clicando sobre o link Imprimir Etiqueta. Realizando esta ação, a etiqueta será baixada em formato PDF para sua máquina. Prossiga com a impressão cole na encomenda já preparada para envio.

Repita este processo durante as várias entregas do dia e ao final do dia, antes que o colaborador do Correios passe, fechamos a PLP, assunto ao qual trataremos no próximo tópico.

Importante: As informações referente ao Remetente contidas na etiqueta são definidas nas configurações do módulo do Sigep Web. Saiba mais sobre como efetuar estas configurações clicando aqui.

Criando a PLP (pré-lista de postagem)

Após criadas todas as entregas é hora de emitir a PLP (pré-lista de postagem). A PLP é um controle composto por um formulário contendo uma ou mais etiquetas de postagem. Esta pré lista deve ser gerada ao fim da criação das entregas do dia e antes do horário em que o representante dos Correios realize a coleta de suas encomendas.

Para criar a PLP navegue até o menu VendasPLP. Na página que será aberta, seguira a listagem de PLPs já criadas e também será possível criar uma nova PLP. Para criar uma nova PLP selecione o botão Adicionar Novo, localizado no canto superior direito da sua tela. Será aberta uma listagem com todas as entregas efetuadas ao longo do dia, selecione-as, clicando sobre a caixinha anterior ao número do pedido. Em seguida selecione o botão Criar PLP. Será aberto um pop up solicitando a confirmação, prossiga aceitando a continuidade da ação selecionando o botão OK.

Neste momento o Magento irá comunicar-se com os Correios e irá “fechar” a PLP, ou seja, será informado aos Correios que existem estas encomendas para serem postadas. Finalizada a ação o lojista será direcionado a página inicial com a listagem das PLPs já criadas, então será possível visualizar, imprimir a PLP e imprimir o Voucher (O voucher é um recibo resumido da PLP. Nele constam apenas os serviços e as quantidades de objetos de cada categoria).

Ao selecionar a opção Imprimir e Imprimir Voucher, será feito o download do documento em formato PDF automaticamente no computador utilizado e o lojista poderá prosseguir com sua impressão. Na opção Visualizar é aberta uma tela com as informações da PLP e o arquivo XML que é enviado aos Correios.

Finalizada a criação e impressão da PLP basta aguardar o representante dos Correios para retirar as encomendas. Após este processo, ao retornar em um dos pedidos postados do dia, o campo PLP, na aba Informações de Embalagem e Entrega, estará preenchido com o número da PLP ao qual foi enviado aos Correios.

Retornar à página anterior


Ferramentas da página