Ferramentas do usuário


Funcionamento

1 - Criando a entrega

Assim que o pedido for separado, é hora de criar a entrega em seu sistema. Feito isso, automaticamente o módulo vai se integrar ao sistema dos Correios, separando um rastreador e uma etiqueta para aquela entrega.

Quando todas as entregas do dia já estiverem com a etiqueta gerada, é hora de associar as etiquetas e registrar a Pré Lista de Postagem (PLP), que é o documento enviado ao sistema dos Correios, contendo as informações das entregas que serão postadas.

2 - Registrando a Pré Lista de Postagem (PLP)

Para criar e registrar a sua Pré Lista de Postagem, acesse a administração da sua loja e navegue até Vendas → Entregas → Query Correios - SIGEPWEB → Enviar PLP e Imprimir Etiquetas. A ilustração a seguir mostra a interface citada:

O lojista poderá criar uma ou várias PLP's ao dia, dependendo da sua demanda de entregas. Para isso, selecione as etiquetas que deseja inserir na PLP e selecione no campo Ações, a opção Enviar PLP, e logo após clique sobre o botão Enviar. Feito isso sua PLP será enviada e registrada no sistema dos Correios, ou seja, a sua agência já estará ciente dos produtos que serão postados. A ilustração a seguir mostra as configurações citadas:

Importante: Uma etiqueta não pode ser inserida em mais de uma PLP. Se ocorrer algum problema, por exemplo: Você adicionou a etiqueta (pedido) à uma PLP, mas ao enviar os objetos para a postagem, esse objeto foi esquecido. Será necessário criar uma nova etiqueta para essa entrega e inseri-la à uma nova PLP.

Para isso, acesse o pedido e clique no botão Enviar ao Sigep, automaticamente uma nova etiqueta será gerada e você poderá incluí-la em outra PLP. A ilustração a seguir mostra a interface citada:

3 - Imprimindo as Etiquetas

Para imprimir suas etiquetas, ainda na aba Vendas → Entregas → Query Correios - SIGEPWEB → Enviar PLP e Imprimir Etiquetas, selecione as etiquetas desejadas e no campo Ações selecione a opção Imprimir Etiqueta, logo após clique sobre o botão Enviar. Feito isso, ocorrerá o download automático de suas etiquetas (Formato PDF) em seu computador. A ilustração a seguir mostra as configurações citadas:

Importante: Já é possível ver na ilustração acima, o campo onde é informado o número da PLP, na qual as etiquetas estão inseridas.

Exemplo de Etiqueta:

4 - Imprimindo a PLP

Após ter registrado a PLP, para imprimi-la navegue até Vendas → Entregas → Query Correios - SIGEPWEB → Imprimir PLP. Clique sobre a PLP que deseja imprimir, após entrar em suas informações clique sobre o tipo de impressão, que são dois, Voucher e Lista Detalhada. As ilustrações a seguir, mostram as configurações citadas:

Voucher: Relatório que agrupa o quantitativo dos objetos da PLP (contém o código de barras) transmitida aos Correios, devendo uma via acompanhar a carga física.

Lista Detalhada: Relatório detalhado por pedido e tipo de serviço (SEDEX, PAC, entre outros), utilizada em casos de pedido de informação.

Importante: Com o voucher da PLP em mãos, o lojista vai apresentá-lo apenas para checagem dos códigos de barra.

5 - Aviso de Recebimento (Serviço Adicional)

O módulo possibilita ao lojista imprimir Avisos de Recebimento - AR, para isso navegue até Vendas → Entregas → Query Correios - SIGEPWEB → Enviar PLP e Imprimir Etiquetas, selecione as etiquetas desejadas e no campo Ações, selecione a opção Imprimir AR. A ilustração a seguir mostra as configurações citadas:

Imprimindo e anexando este documento à embalagem, o carteiro terá que preencher todas as informações referentes às tentativas de entrega e quando a entrega for realizada, o destinatário terá que assinar este documento, que retornará ao remetente.

Exemplo de Aviso de Recebimento:

Importante: Esse é um serviço adicional que lhe permite ter em mãos o comprovante escrito com a assinatura do destinatário, portanto é necessário que o lojista verifique anteriormente os custos e informe aos correios que quer aderir à esse serviço.

6 - Serviços do Contrato

Navegue até Vendas → Entrega → Query Correios - SIGEPWEB → Ver Serviços do Contrato. Esta é uma aba administrativa, apenas para consulta dos códigos dos serviços disponibilizados pelos correios, e que estão no contrato do cliente. A ilustração a seguir mostra a interface citada:

Retornar à página anterior


Ferramentas da página