Ferramentas do usuário


Configurando o Módulo Sigep Web 2.0

Aqui o lojista encontrará as configurações necessárias para a realização da integração de sua loja com o sistema Sigep Web dos Correios.

Características

O SIGEP WEB é um sistema que tem o propósito de preparar e gerenciar com mais facilidade e rapidez as postagens dos clientes que possuem contrato com os Correios.

O módulo desenvolvido pela Query Commerce faz a integração do sistema da sua loja com o sistema tecnológico dos Correios, possibilitando ao lojista a antecipação do código de registro dos objetos antes mesmo da postagem, a geração prévia da lista de objetos para controle das postagens, além do acesso à informações, tal como o rastreamento dos objetos, tudo isso em uma interface simples e dinâmica.

Configurações

Para configurar seu módulo Sigep Web, acesse a administração do Magento e navegue até SistemaConfiguraçãoVendasSigep Web (QC).

Configurações Gerais

Expanda a aba Configurações Gerais e em seguida prossiga as configurações dos campos descritos abaixo:

Ativar Sigep Web: Selecione a opção Sim para ativar o módulo. Ambiente: Selecione o ambiente em que está utilizando o módulo, estes podem ser “Desenvolvimento / Testes”, que permite que realizar os testes e verificar o funcionamento do módulo ou “Produção, ou seja, efetivar de forma oficial a comunicação com o Webservice dos Correios.

Ao efetuar o contrato da modalidade Sigep Web junto aos Correios, o lojista receberá alguns dados referentes à sua conta que são necessários para que o módulo consiga fazer a integração. Esses dados serão inseridos nos próximos campos, são eles:

  • Número do Contrato;
  • Código Administrativo do Sigep;
  • Cartão de Postagem
  • Usuário Web Service;
  • Senha Web Service.

Ainda neste bloco de dados, será necessário inserir no campo CNPJ, o CNPJ do contratante do serviço junto aos Correios e definir a Diretoria ao qual o seu contrato está submetido. A ilustração a seguir mostra as configurações citadas:

Configurações de Rastreamento

Neste passo da configuração, a fim de evitar que exista um excesso de comunicação com os Correios durante o dia e evitar também que, em algum momento de instabilidade dos Correios, o lojista não consiga realizar a impressão de uma etiqueta e criar uma entrega, é possível configurar a poderá efetuar a reserva de etiquetas junto aos Correios, ou seja, o lojista poderá separar algumas etiquetas para utilizá-las durante o dia.

A quantidade de etiquetas reservadas será de acordo com o potencial de vendas do e-commerce, por exemplo, vamos imaginar que diariamente o seu e-commerce tem em média 10 entregas criadas, dessas entregas 7 são via PAC e 3 são Sedex, neste caso, poderá configurar no campo Reserva de Etiquetas a quantidade baseada nesta média, ou seja 7 etiquetas PAC e 3 etiquetas Sedex.

Caso não utilize todas as etiquetas reservadas elas estarão disponíveis para o dia seguinte e o lojista poderá utilizá-las normalmente. Caso o número de etiquetas exceda a quantidade reservada, no momento da criação da entrega, será feita a comunicação com os Correios para gerar uma nova etiqueta.

Para criar a reserva de etiquetas, clique sobre o botão Adicionar Opções, em seguida escolha a modalidade de entrega (PAC, SEDEX, etc.) e a quantidade de etiquetas que deseja reservar. Fazendo isso, durante o período da manhã, será feita a comunicação com o sistema dos Correios e será efetuada a busca dessas etiquetas que serão armazenadas localmente no seu Magento e poderão ser utilizadas ao decorrer do dia.

Importante ressaltar que estarão disponíveis para escolha, apenas os serviços (modalidades de entregas) disponíveis para o seu contrato. A ilustração a seguir mostra as configurações citadas:

Configurações de Remetente

Neste passo deverão ser configurados os dados da empresa (e-commerce) que aparecem na etiqueta e na PLP que são enviados para os Correios. São eles:

  • Nome - Refere-se ao nome do seu e-commerce;
  • Rua;
  • Número;
  • Complemento;
  • Bairro;
  • CEP;
  • Cidade;
  • Estado;
  • Telefone;
  • Celular;
  • E-mail.

Preencha com bastante atenção todos os campos acima a fim de garantir a garantir dos dados do seu e-commerce que serão enviados aos Correios. A ilustração a seguir mostra as configurações citadas:

Após finalizada as configurações, salve suas alterações clicando sobre o botão Salvar, no canto superior direito da sua tela.

Importante: Ao clicar no botão Salvar, caso esteja definida a opção Sim no campo Ativar Sigep Web, automaticamente o sistema tentará acessar os Correios, se comunicar com o sistema do Sigep e efetuar duas ações, a primeira delas é consultar o status do contrato e em seguida, caso esteja tudo correto com o contrato, será retornado ao seu e-commerce a lista de serviços disponíveis em seu contrato (Sedex, Pac, sedex 10, etc.).

Caso não seja possível a comunicação com o sistema Sigep dos Correios, verifique as configurações dos dados de contrato com os Correios. Estando todos os dados preenchidos corretamente e ainda assim não ocorrer a comunicação, aguarde e tente novamente mais tarde, pois poderá ser apenas uma instabilidade temporária do sistema dos Correios. Caso persista o problema, o lojista deverá entrar em contato com os Correios para verificar qual a situação do seu contrato e também se os seus dados de acesso estão corretos. Em posse dos novos dados, basta substituí-los na aba Configurações Gerais.

Retornar à página anterior


Ferramentas da página