Ferramentas do usuário


Configurando o Módulo Magento Push

Aqui o lojista encontrará informações sobre suas características e funcionamento, além de todas as configurações necessárias para a realização da integração de sua loja em Magento com o Módulo Push.

Características

O Push é um módulo inteligente e personalizado que faz envios de notificações em massa direto do navegador para seu cliente. Ele possibilita que você envie alertas de novas notícias, lance promoções e cupons especiais para seus assinantes, além de permitir que o cliente receba notificações em tempo real sobre o status de seu pedido, tudo isso enquanto ele acessa a internet, pois as mensagens do Push são assíncronas, não sendo necessário ele estar navegando no site da sua loja para recebê-las.

Importante:

  • Nem todo navegador possui a tecnologia necessária para o funcionamento do Módulo Push, por exemplo o Internet Explorer e versões mais antigas de outros navegadores.
  • As notificações do Módulo Push só funcionam em páginas construídas em HTTPS.

Funcionamento

Inicialmente a notificação real não é exibida, por ser uma pergunta mais direta e uma janela não tão amigável, o nosso módulo envia uma pergunta que antecede essa notificação. Essa primeira pergunta tem uma interface mais amigável, contém uma imagem e a mensagem é curta, destacando o botão Concordo/Aceito. Esta primeira janela não pergunta de verdade, ela recebe a resposta e a armazena para que o próximo passo seja realizado. A ilustração a seguir mostra a interface citada:

Se o usuário já concordou na primeira janela, a real notificação é mostrada, pois o sistema identifica que o usuário quer receber as notificações da sua loja. Ainda assim o cliente deve clicar em Permitir na segunda pergunta, caso negue a notificação real, o sistema não enviará mais notificações para esse cliente. A ilustração a seguir mostra a interface citada:

Caso ele negue a primeira pergunta (interface amigável), que se trata das notificações gerais, como notícias e promoções, a real notificação não será mostrada, visto que o sistema já identificou que ele não quer receber tais notificações. Mas o usuário será colocado em estado de espera, e futuramente o sistema poderá enviar a solicitação novamente, por exemplo, quando a sessão do usuário expirar (este tempo depende de cada site, tem sessão que dura horas, outras sessões dias) e também se ele estiver utilizando uma navegação privada.

Mesmo negando a primeira pergunta (interface amigável), ele ainda poderá ser abordado na mesma sessão pela notificação de status de pedido ao finalizar uma compra, por se tratar de uma notificação com finalidade diferente da inicial. A ilustração a seguir mostra a interface citada:

Se a notificação geral é fechada pelo usuário, temos a chance de futuramente perguntá-lo novamente, pois o sistema entende que ele está indeciso, já que não escolheu nenhuma das opções.

Importante: Seguindo as boas práticas de notificações do e-commerce, este módulo é fiel às escolhas dos clientes. Por isso a mensagem deve ser amigável e direta, para que ele aceite as solicitações do seu site, pois se negado, o módulo não enviará outra notificação, há não ser em casos específicos.

Configurações Gerais

Para configurar seu módulo Push, acesse a administração do Magento e navegue até SistemaConfiguraçãoQuery CommerceNotificações Push. A ilustração a seguir mostra a interface citada acima:

Expanda o menu Configurações e em seguida no campo Habilitado, selecione a opção Sim para ativar o módulo. Cada site tem a sua combinação de chaves, portanto, para preencher os próximos campos que são Chave Pública e Chave Privada , acesse o site https://web-push-codelab.glitch.me/ e gere suas sequências.

No campo Áreas para solicitar permissão de envio de notificações, você seleciona a modalidade de exibição da notificação, as opção são: Em qualquer página do site (home, página de categoria, página de produto, entre outros) ou Apenas após a finalização do pedido (para que a notificação apareça somente se o usuário finalizar um pedido).

Recomendamos que as duas opções sejam selecionadas, pois se configurado assim, a interface/notificação será exibida em qualquer área do site, por exemplo se um cliente vier do Google direto para a página de um produto a notificação aparecerá da mesma forma que para um cliente que digitou a URL diretamente para acessar a sua loja.

A ilustração a seguir mostra a interface das configurações citadas acima:

Próximos campos e suas respectivas funções:

Mensagem de solicitação de inscrição padrão: Aqui você vai inserir uma mensagem para ser a notificação padrão. Essa mensagem deve ser curta, direta e amigável. Exemplo: Aceita receber nossas notificações?

Image de solicitação de inscrição padrão: Você poderá inserir uma imagem no pop-up que aparecerá para seu cliente na primeira notificação.

Mensagem de solicitação de inscrição em pedidos: Aqui você vai inserir uma mensagem para ser a notificação quando o cliente finaliza o pedido. Essa mensagem deve ser curta, direta e amigável.

Image de solicitação de inscrição em pedidos: Você poderá inserir uma imagem no pop-up que aparecerá para seu cliente após ele finalizar o pedido. Exemplo: Gostaria de receber notificações sobre o seu pedido?

Tempo de latência para solicitação: Insira o numeral em segundos. Significa em quantos segundos após os site inicializar, que a notificação será exibida.

Importante: As imagens para os ícones das notificações devem ser quadradas, recomendamos o tamanho 92x92px, e é aceito os formatos png, jpg e jpeg. Este campo não aceita animações.

A ilustração a seguir mostra a interface das configurações citadas acima:

Inscrições

Para visualizar as inscrições realizadas pelas notificações do Push, acesse a administração de sua loja e navegue até Newletter → Notificações Push → Inscrições. A ilustração abaixo mostra a interface citada acima:

Quando o usuário entra no site, o sistema já registra a sua sessão. Inicialmente não temos os dados do usuário, monitoramos a sessão ( sistema operacional, navegador e versão do navegador ) que são os dados que aparecem no campo Dispositivo. Se em algum momento ele se identificar, como por exemplo, se cadastrar na loja, newsletter, ou até mesmo fazer um pedido, o sistema irá buscar os dados e preencher automaticamente os campos Nome do Cliente, E-mail do Cliente, Telefone do Cliente, Sexo do Cliente e Data de Nascimento, mas se o usuário apenas aceitar a notificação inicial, esses dados ficarão em branco.

Os campos Inscrição Padrão e Inscrição Pedido, mostram qual das notificações o usuário aceitou ou não receber. Quando o usuário aceita a inscrição padrão para receber notícias e afins, ele aceita automaticamente as notificações de pedidos, então ele já é selecionado para as duas. Mas quando o usuário aceita apenas a inscrição de pedido, significa que ele quer receber somente as notificações sobre o seu pedido.

Um exemplo: Usuário não aceitou a notificação geral da tela inicial (foi colocado em quarentena), depois o mesmo usuário finalizou uma compra no site, automaticamente o módulo questiona pela notificação de pedido se ele quer receber os status do seu pedido. Se ele aceita, ficará então registrado somente na notificação dos pedidos. Ressaltamos que o módulo não burla a escolha dos clientes, respeitando a vontade deles, seguindo assim uma boa prática do e-commerce.

No campo Status, podemos visualizar em qual situação de notificação o usuário está. São elas:

  • Perguntar: Aguardando resposta da primeira pergunta (notificação geral com interace amigável).
  • Quarentena: Quando o usuário negou a primeira pergunta na janela amigável, ele ficará neste status até podermos questionar novamente.
  • Confirmar: Aguardando a resposta da pergunta direta (notificação geral com interface não amigável).
  • Permitido: É um estado temporário entre o momento em que o usuário aceitou a primeira pergunta (notificação geral com interface amigável) até o momento em que ele é Registrado.
  • Negado: Negou a pergunta direta (notificação geral não amigável).
  • Expirado: Um dia o usuário aceitou, estava registrado, e por algum motivo sua sessão expirou, por exemplo, o sistema que o usuário utiliza gerou alguma restrição, ele deixou de utilizar a conta, ele se desassociou da inscrição, entre outros.
  • Registrado: Usuário aceitou a notificação geral, tanto na primeira pergunta (interface amigável) quanto na segunda pergunta (interface não amigável), portanto ele quer receber todas as notificações de sua loja.

A atualização dos status é automática. O status é mais para averiguação, para que o lojista tenha conhecimento dos processos e que consiga ver as sessões ativas e as que não existem mais. O lojista deve ter mais atenção e cuidado aos clientes com status Registrado, pois são eles quem realmente desejam receber suas notificações.

Para finalizar, no campo Criado em é mostrado a data em que ocorreu a inscrição.

A ilustração abaixo mostra s configurações citadas acima:

Mensagens

Para visualizar as mensagens já existentes, editá-las e também criar novas mensagens, acesse a administração de sua loja e navegue até Newletter → Notificações Push → Mensagens.

Para criar uma nova notificação, clique em Adicionar Novo(a), feito isso, uma nova página será aberta e nela você poderá criar sua notificação. A ilustração abaixo mostra a configuração citada acima:

Para cada nova notificação geral (assunto) é criada uma nova mensagem, por exemplo, notícias, uma promoção, um produto em lançamento, entre outros, mas serão criadas apenas uma mensagem para a notificação de pedido recebido e uma mensagem para a notificação de pedido enviado, essas duas mensagens serão fixas e automaticamente enviadas de acordo com a demanda de pedidos.

Mensagem de Inscrição Padrão

Por esta mensagem você pode enviar notificações sobre conteúdos, promoções, campanhas, entre outros.

No campo Tipo de Envio, selecione qual o tipo da notificação, no nosso exemplo o tipo selecionado será Enviar Mensagem Padrão.

No campo Imagem você poderá colocar uma imagem para aparecer abaixo do texto na notificação, só é necessário arrastá-la até o campo destacado. Ressaltamos que a imagem ícone (por exemplo, a logo da empresa) é colocada nas configurações gerais, essa imagem se trata de uma imagem adicional (por exemplo, que tenha a ver com o assunto sugerido), então quando colocada o texto da notificação é reduzido para apenas uma linha.

No campo Título, deve ser inserido o título da notificação que aparecerá para o cliente. No campo Link pode ser inserido um link que ao cliente clicar o redirecionará para a página que trata do assunto abordado na notificação. No campo Mensagem, deve ser inserida uma mensagem curta, direta e amigável que chame a atenção do cliente. O campo Título e Mensagem são obrigatórios.

No campo Agendado para, pode ser selecionada a data e o horário que a notificação será enviada para os seus clientes. E para ativar esta mensagem, você selecionará no campo Status, a opção Habilitado. Para que suas configurações sejam salvas, clique em Salvar. A ilustração abaixo mostra as configurações citadas:

Importante: Mensagens de inscrição padrão, são enviadas apenas uma vez. Não há a possibilidade de enviar uma mesma mensagem novamente, até porque não só os novos clientes receberiam, mas também os antigos clientes que já receberam anteriormente.

Mensagem de Inscrição em Pedido

No campo Tipo de Envio, selecione qual o tipo da notificação, no nosso exemplo o tipo selecionado será Enviar na Confirmação de Pedido.

No campo Imagem você poderá colocar uma imagem para aparecer abaixo do texto na notificação, só é necessário arrastá-la até o campo destacado. Ressaltamos que a imagem ícone (por exemplo, a logo da empresa) é colocada nas configurações gerais, essa imagem se trata de uma imagem adicional (por exemplo, que tenha a ver com o assunto sugerido), então quando colocada o texto da notificação é reduzido para apenas uma linha.

No campo Título, deve ser inserido o título da notificação que aparecerá para o cliente, por exemplo: “Pagamento Recebido”. No campo Mensagem, deve ser inserida uma mensagem curta e direta que informe o status do pedido, no nosso exemplo você já pode ver uma variável que pode ser colocada no texto para buscar o número do pedido do cliente automaticamente.

Para ativar esta mensagem, você selecionará no campo Status, a opção Habilitado. Para que suas configurações sejam salvas, clique em Salvar. A ilustração abaixo mostra as configurações citadas:

Importante: Quando o cliente clicar nesta notificação, ele será redirecionado para a página do pedido, dentro da sua conta no site da loja.

Talvez o cliente não receba em segundos a notificação, porque ela é enviada pelo servidor em demandas, gradualmente, por questões de segurança. Então o horário agendado é para ele começar a enviar.

Mensagem de Pedido Enviado

No campo Tipo de Envio, selecione qual o tipo da notificação, no nosso exemplo o tipo selecionado será Enviar no Envio do Pedido.

No campo Imagem você poderá colocar uma imagem para aparecer abaixo do texto na notificação, só é necessário arrastá-la até o campo destacado. Ressaltamos que a imagem ícone (por exemplo, a logo da empresa) é colocada nas configurações gerais, essa imagem se trata de uma imagem adicional (por exemplo, que tenha a ver com o assunto sugerido), então quando colocada o texto da notificação é reduzido para apenas uma linha.

No campo Título, deve ser inserido o título da notificação que aparecerá para o cliente, por exemplo: “Pedido Enviado!”. No campo Mensagem, deve ser inserida uma mensagem curta e direta que informe o status do pedido, no nosso exemplo você já pode ver uma variável que pode ser colocada no texto para buscar o número e o rastreador do pedido automaticamente.

Para ativar esta mensagem, você selecionará no campo Status, a opção Habilitado. Para que suas configurações sejam salvas, clique em Salvar. A ilustração abaixo mostra as configurações citadas:

Importante: Quando o cliente clicar nesta notificação, caso o pedido já tenha um código de rastreio, ele será redirecionado para a página de rastreamento, caso ainda não tenha o código, ele será redirecionado para a página do pedido, dentro da sua conta no site da loja.

Este redirecionamento de rastreio é incompatível com vários rastreadores, por exemplo: Um pedido com vários envios (códigos) exibirá na notificação apenas o primeiro número.

Envios

Quando já criada a mensagem, é aberta uma nova aba dentro da mesma, o “Histórico de Envios”. Nesta aba você conseguirá visualizar quais usuários já receberam a notificação, o título da mensagem enviada, em qual horário a mensagem foi enviada e visualizada, e o status de enviada com sucesso e se não foi enviada, em observação constará o erro apresentado (por exemplo, a sessão do usuário expirou). Lembrando que se o usuário não se identificou de alguma forma, o nome dele não estará visível, mas ainda assim você poderá identificá-lo pelo ID da Inscrição. A ilustração abaixo mostra as configurações citadas:

Caso queira verificar o histórico de envios referente à todas as mensagens em uma página só, você pode navegar até Newletter → Notificações Push → Envios. A ilustração abaixo mostra a interface citada acima:

Retornar à página anterior


Ferramentas da página