Ferramentas do usuário


Configurando o Módulo Itaú Shopline

Para configurar o seu módulo Magento Itaú Shopline acesse a administração do Magento, navegue até Sistema → Configuração → Vendas → Formas de Pagamentos. Nesta página estará disponível todas as formas de pagamentos usadas por sua loja, inclusive o Itaú Shopline.

O Módulo Itaú Shopline possui três (03) formas de pagamento disponíveis, o boleto bancário, a transferência online e o cartão de crédito. Cada uma dessas formas de pagamento apresentam configurações distintas, dessa maneira, trataremos aqui das configurações individuais de cada uma, além das configurações gerais (padrão) comum a todas as formas de pagamentos.

Boleto Bancário

Habilitando o módulo

O primeiro passo será expandir a aba Itaú Shopline - Boleto - Query Commerce. Em seguida habilite o seu módulo selecionado Sim, no campo habilitado. Escolha, no campo título, o nome que será exibido no frontend da sua loja, por exemplo: Boleto Bancário. Logo em seguida defina o número de dias que o boleto levará para expirar, ou seja o número de dias que o cliente possui para efetuar o pagamento do boleto, no campo Dias pra expirar.

No campo Enviar lembrete E-mail, você poderá selecionar se deseja relembrar o cliente do pedido realizado. As opções são Nunca, Todo Dia ou Em Expiração. O próximo campo, Cancelamento Automático, possibilita que os boletos vencidos (expirados) sejam cancelados automaticamente, para isso selecione a opção Sim. Caso opte pelo cancelamento automático, defina no próximo campo, quantos dias considerar para realizar o cancelamento após o vencimento do boleto. Por exemplo: Caso o boleto leve três (03) dias para expirar, você poderá definir aqui quantos dias, além desse prazo, para o cancelamento deste boleto de forma automática.

Status do Pedido

O status do pedido, assim que ele for criado na loja, deve ser definido no campo Novo Status do Pedido. Toda vez que um cliente fizer uma compra pelo Itaú Shopline e escolher a opção pagamento com boleto, o status definido aqui será o que vai aparecer na administração da loja na página do pedido.

O Status configurado neste campo deve pertencer ao Estado Pagamento Pendente (pending_payment). Caso seja necessário, crie o status na administração do Magento seguindo os seguintes passos:

Criação de Novos Status

Para criar status na administração do Magento navegue até Sistema → Status dos Pedidos. Nesta página você visualizará os Status e os Estados disponíveis no Magento e também poderá criar novos status. Para cada status criado precisamos atribuir um Estado, vamos primeiro criar o status.

Selecione, no canto superior direito da sua tela a opção Criar Status. Na página seguinte preencha os campos Código Status, que refere-se ao código dele no Magento, por exemplo: boleto_aguardando_pagamento, e Descrição Status que refere-se ao nome dele na administração do Magento, por exemplo: Aguardando Pagamento (boleto).

Em seguida, na aba Descrição Específica da Visão de loja, defina o nome do status que ficará visível para o cliente, por exemplo: Aguardando Pagamento. Selecione o botão Salvar Status, no canto superior direito da sua tela. Segue ilustração das configurações acima:

Após a criação do Status é hora de atribuí-lo a um Estado. Para isso selecione o opção Atribuir Status ao Estado, no canto superior direito da sua tela. Na página seguinte selecione o Status que acabou de ser criado, neste caso usarei o que dei como exemplo (Aguardando Pagamento (boleto)), depois escolha a qual Estado ele será atribuído, no campo Estado do Pedido. Neste caso, ele será atribuído ao Estado Pagamento Pendente, pois este é o Estado que o módulo Itaú Shopline exige. Em seguida selecione o botão Salvar Status, no canto superior direito da sua tela. Segue ilustração das configurações acima:

Finalizada a criação do status, volte a configuração do Itaú Shopline e insira o status criado no campo Novo Status do Pedido.

É muito importante a configuração correta do status do pedido, para que o seu fluxo de vendas ocorra de forma clara, evitando erros.

Imagem

O campo Mostrar Imagem no Formulário permite que você habilite a imagem que será mostrada junto ao nome do método de pagamento no formulário do checkout, ou seja no momento em que o cliente está escolhendo qual a forma de pagamento irá usar. O próximo campo Imagem permite que você defina qual será esta imagem, basta escolher o arquivo de imagem que desejar. O módulo já possui imagem padrão, caso prefira usá-la, basta pular esta etapa.

É importante que a imagem escolhida já esteja recortada no tamanho adequado para o seu checkout, afim de evitar a descaracterização do mesmo. Segue ilustração do formulário citado acima:

Mensagens Personalizadas

Os próximos campos referem-se as mensagens que poderão ser personalizadas tanto no próprio boleto, quanto no checkout.

O campo Observação possibilita inserir uma mensagem, a sua escolha, no corpo do boleto. Segue ilustração com mensagem exemplo:

O campo Mensagem no Formulário possibilita definir a mensagem que o cliente visualizará no momento do pagamento. Por exemplo: “Ao fim do pedido, você poderá imprimir o boleto para pagamento”. Está mensagem é utilizada para auxiliar o cliente no processo de checkout.

Ao fim da compra o cliente será redirecionado para a página de sucesso, onde ele poderá imprimir o seu boleto, defina no campo Mensagem de Sucesso a mensagem que o cliente visualizará aqui. Por exemplo: “Por favor, clique no botão abaixo para imprimir o seu boleto”. Segue ilustração da página de sucesso:

O cliente poderá imprimir ou reimprimir o seu boleto acessando o seu pedido, defina a mensagem que ele visualizará ao efetuar esta ação no campo Mensagem Reimpressão.

Neste campo é inserido automaticamente, ao fim da edição do texto, os caracteres %s eles referem-se ao link pelo qual o cliente será direcionando para a página de impressão do boleto. Ao finalizar a escrita a mensagem ficará assim: “Aguardando pagamento<br />.Por favor, clique <a target='_blank' href='%s'>aqui</a> para imprimir o seu boleto”, portanto não apague os caracteres inseridos na mensagem para evitar erros.

Defina a mensagem que o cliente visualizará após o seu boleto ser quitado no campo (inserir texto depois de traduzido). Por exemplo: “Boleto quitado”.

Por fim, selecione a ordem em que esta forma de pagamento será exibida no frontend da loja no campo Ordem. Lembrando que esta ordenação refere-se a dos métodos de pagamentos disponíveis no Itaú Shopline.

Todos os campos referentes às mensagens personalizadas já possuem valores padrões, caso não queira alterá-los, estas serão as mensagens que serão exibidas no frontend da sua loja.

Importante salvar as configurações para o armazenamento dos dados configurados antes de sair da página. Para isso selecione, no canto superior direito da sua tela o botão Salvar.

Finalizadas as configurações específicas do método de pagamento boleto, vamos as configurações gerais do módulo.

Configurações Padrões Itaú Shopline

Para acessar as configurações padrões, na administração do Magento, acesso o menu Sistema → Configurações → Query Commerce → Itaú Shopline. Em seguida expanda a aba Configurações clicando sobre ela.

Os dois primeiros campos referem-se aos dados fornecidos pelo banco Itaú no momento da contratação do Itaú Shopline. São eles o Código do Site que refere-se ao número de cadastro no Itaú Shopline e o campo Chave de Criptografia que refere-se a chave de 16 números alfanuméricos também disponibilizada pelo Itaú. Neste último campo as letras devem ser escritas no formato maiúsculo.

No próximo campo selecione o status que definimos anteriormente no campo Novo Status do Pedido, nas configurações específicas do método de pagamento Boleto. É importante selecionar o status, pois apenas os pedidos com os status aqui selecionados serão considerados na atualização automática.

Os campos a seguir referem-se ao mapeamento dos dados do cliente que serão enviados ao banco Itaú. É de suma importância o preenchimento correto destes campos para o perfeito funcionamento do módulo.

Em cada um dos campos deverá ser configurado exatamente o caminho onde este dado está no Magento, onde foram salvos na loja. Você poderá colher dados tanto do cliente, do endereço do cliente, do pedido e do endereço do pedido. Caso você não tenha todos os campos configurados em sua loja, deixe marcado o valor padrão do módulo. Salve as configurações para que sejam armazenadas.

Ao fim da configuração de todos os campos referentes aos dados do cliente selecione o botão Verificar, em seguida escolha um dos pedidos disponíveis (serão mostrados os quinze pedidos mais recentes feitos na loja) e clique em Testar. Será aberta uma tela com os dados do cliente do pedido selecionado conforme as configurações que acabamos de preencher. Caso tenha algum erro ele será reportado e você poderá corrigi-lo voltando a procurar onde ele foi salvo no Magento.

Caso o cliente não preencha corretamente os seus dados no momento do cadastro na loja e optar pelo método de pagamento com o boleto Itaú Shopline ele será informado sobre os campos com erro. Você poderá personalizar a mensagem que será exibida para o cliente reportando este erro no campo Mensagem de erro no cadastro do cliente.

Importante salvar as configurações para o armazenamento dos dados configurados antes de sair da página. Para isso selecione, no canto superior direito da sua tela o botão Salvar.

Transferência Online

Habilitando o módulo

O primeiro passo será expandir a aba Itaú Shopline - Transferência Online - Query Commerce. Em seguida habilite o seu módulo selecionado Sim, no campo habilitado. Em seguida defina, no campo título, o nome que será exibido no frontend da sua loja, por exemplo: Transferência Online Itaú.

Status do Pedido

Neste método de pagamento temos que definir dois status para os pedidos. O primeiro refere-se aos pedidos não autorizados e o segundo aos pedidos autorizados.

O status definido no campo Status Não Autorizado e no campo Status Autorizado devem pertencer ao Estado Novo (New). Caso necessário, você pode criar estes status na administração do Magento. Para isso siga o passo a passo disponibilizado AQUI.

Finalizada a criação do status, volte a configuração do Itaú Shopline, na aba transferência online, e insira os status criados no campos Status Aprovado e Status Não Aprovado.

O próximo campo possibilita o cancelamento das transações não autorizadas automaticamente, para isso basta selecionar a opção sim.

Lembrando que caso a operação não seja aprovada, o cliente tem a opção de tentar novamente acessando o seu pedido, porém habilitando a opção de cancelamento automático ele terá que refazer toda a compra, caso queira tentar comprar novamente.

Imagem

O campo Mostrar Imagem no Formulário permite que você habilite a imagem que será mostrada junto ao nome do método de pagamento no formulário do checkout, ou seja no momento em que o cliente está escolhendo qual a forma de pagamento que irá usar. O próximo campo Imagem permite que você defina qual será esta imagem, basta escolher o arquivo de imagem que desejar. O módulo já possui imagem padrão, caso prefira usá-la, basta pular esta etapa.

É importante que a imagem escolhida já esteja recortada no tamanho adequado para o seu checkout, afim de evitar a descaracterização do mesmo. Segue ilustração do formulário citado acima:

Mensagens Personalizadas

Os próximos campos referem-se as mensagens que poderão ser personalizadas, facilitando a comunicação com o cliente.

O campo Mensagem no Formulário possibilita definir a mensagem que o cliente visualizará no momento do pagamento. Está mensagem é utilizada para auxiliar o cliente no processo de checkout. Por exemplo: “Ao fim do pedido, você poderá realizar o seu pagamento em ambiente seguro”.

Ao fim da compra o cliente será redirecionado para a página de sucesso, defina no campo Mensagem de Sucesso a mensagem que o cliente visualizará nesta página. Por exemplo: “ Por favor, clique no botão abaixo para realizar o seu pagamento em ambiente seguro”. Segue ilustração da página de sucesso:

No próximo campo defina a mensagem que o será mostrada ao cliente após a confirmação da transferência pelo banco. Por exemplo: “Transferência realizada com sucesso”.

É possível também definir uma mensagem alertando o cliente que sua transferência foi reprovada no campo Mensagem de Reprovação. Por exemplo: “Transferência não identificada. Por favor, clique aqui para concluir o pagamento”.

Neste campo é inserido automaticamente, ao fim da edição do texto, os caracteres %s eles referem-se ao link pelo qual o cliente será direcionando para o ambiente seguro do Itaú. Ao fim da escrita a mensagem ficará assim: “Transferência não identificada. Por favor, clique <a target='_blank' href='%s'>aqui</a> para concluir o pagamento”, portanto não apague os caracteres inseridos na mensagem para evitar erros.

Por fim, selecione a ordem em que esta forma de pagamento será exibida no frontend da loja no campo Ordem. Lembrando que esta ordenação refere-se a dos métodos de pagamentos disponíveis no Itaú Shopline.

Todos os campos referentes as mensagens personalizadas já possuem valores padrões, caso não queira alterá-los, estas serão as mensagens exibidas no frontend da sua loja.

Finalizadas as configurações específicas do método de pagamento Transferência Online, vamos as configurações gerais do módulo.

Importante salvar as configurações para o armazenamento dos dados configurados antes de sair da página. Para isso selecione, no canto superior direito da sua tela o botão Salvar.

Configurações Padrões Itaú Shopline

Para acessar as configurações padrões, na administração do Magento, acesso o menu Sistema → Configurações → Query Commerce → Itaú Shopline. Em seguida expanda a aba configurações clicando sobre ela.

Os dois primeiros campos referem-se aos dados fornecidos pelo banco Itaú no momento da contratação do Itaú Shopline. São eles o Código do Site que refere-se ao número de cadastro no Itaú Shopline e o campo Chave de Criptografia que refere-se a chave de 16 números alfanuméricos também disponibilizada pelo Itaú. Neste último campo as letras devem ser escritas no formato maiúsculo.

No próximo campo selecione o status que definimos anteriormente nos campos Transferência Autorizada e Transferência não Autorizada, nas configurações específicas do método de pagamento Transferência Online. É importante selecionar o status, pois apenas os pedidos com os status aqui selecionados serão considerados na atualização automática.

Os campos a seguir referem-se ao mapeamento dos dados do cliente que serão enviados ao banco Itaú. É de suma importância o preenchimento correto destes campos para o perfeito funcionamento do módulo.

Em cada um dos campos deverá ser configurado exatamente o caminho onde este dado está no Magento, onde foram salvos na loja. Você poderá colher dados tanto do cliente, do endereço do cliente, do pedido e do endereço do pedido. Caso algum você não tenha um dos campos configurados em sua loja, deixe marcado o valor padrão do módulo. Salve as configurações para que sejam armazenadas.

Ao fim da configuração de todos os campos referentes aos dados do cliente selecione o botão Verificar, em seguida escolha um dos pedidos disponíveis (serão mostrados os quinze pedidos mais recentes feitos na loja) e clique em Testar. Será aberta uma tela com os dados do cliente do pedido selecionado conforme as configurações que acabamos de preencher. Caso tenha algum erro ele será reportado e você poderá corrigi-lo voltando a procurar onde ele foi salvo no Magento.

Caso o cliente não preencha corretamente os seus dados no momento do cadastro na loja e optar pelo método de pagamento Transferência Online do Itaú Shopline ele será informado sobre os campos com erro. Você poderá personalizar a mensagem que será exibida para o cliente reportando este erro no campo Mensagem de erro no cadastro do cliente.

Importante salvar as configurações para o armazenamento dos dados configurados antes de sair da página. Para isso selecione, no canto superior direito da sua tela o botão Salvar.

Cartão de Crédito

Habilitando o módulo

O primeiro passo será expandir a aba Itaú Shopline - Cartão de Crédito - Query Commerce. Em seguida habilite o seu módulo selecionado Sim, no campo habilitado. Em seguida defina, no campo título, o nome que será exibido no frontend da sua loja, por exemplo: Cartão Crédito Itaú.

Status do Pedido

Neste método de pagamento temos que definir dois status para os pedidos. O primeiro status refere-se aos pedidos não autorizados e o segundo aos pedidos autorizados.

O status definido no campo Status Não Autorizado e no campo Status Autorizado devem pertencer ao Estado Novo (New) ou Processando (processing). Caso necessário, você poderá criar estes status na administração do Magento. Para isso siga as instruções abaixo:

Para criar status na administração do Magento navegue até Sistema → Status dos Pedidos. Nesta página você visualizará os Status e os Estados disponíveis no Magento e também poderá criar novos status. Para cada status criado precisamos atribuir um Estado, vamos primeiro criar o status.

Criação de Novos Status

Selecione, no canto superior direito da sua tela a opção Criar Status. Na página seguinte preencha os campos Código Status, que refere-se ao código do status na administração do Magento, por exemplo: pagamento_autorizado, e o campo Descrição Status que refere-se ao nome do status na administração do Magento, por exemplo: Pagamento Autorizado. Faça o mesmo procedimento para criar o status referente a pagamento não autorizado pela operadora do cartão.

Logo abaixo, na aba Descrição Específica da Visão de loja, defina o nome do status que ficará visível para o cliente, por exemplo: Transferência realizada com sucesso. Selecione o botão Salvar Status, no canto superior direito da sua tela. Segue ilustração das configurações acima:

Após a criação do Status é hora de atribuí-lo a um Estado. Para isso selecione o opção Atribuir Status ao Estado, no canto superior direito da sua tela. Na página seguinte selecione o Status que acabou de ser criado,depois escolha a qual Estado ele será atribuído, no campo Estado do Pedido.

Os dois status criados acima serão atribuídos ao Estado Novo e Processando, pois este é o Estado que o módulo Itaú Shopline exige. Não esqueça de salvar suas configurações selecionando o botão Salvar Status, no canto superior direito da sua tela.

Finalizada a criação do status, volte a configuração do Itaú Shopline, na aba Cartão de crédito, e insira os status criados no campos Status Aprovado e Status Não Aprovado.

O próximo campo possibilita o cancelamento das transações não autorizadas automaticamente, para isso basta selecionar a opção sim.

Lembrando que caso a operação não seja aprovada, o cliente tem a opção de tentar novamente acessando o seu pedido, porém habilitando a opção de cancelamento automático ele terá que refazer toda a compra, caso queira tentar comprar novamente.

Imagem

O campo Mostrar Imagem no Formulário permite que você habilite uma imagem que será mostrada junto ao nome do método de pagamento no formulário do checkout, ou seja no momento em que o cliente está escolhendo qual a forma de pagamento irá usar. O próximo campo Imagem permite que você defina qual será esta imagem, basta escolher um arquivo de imagem que desejar. O módulo já possui imagem padrão, caso prefira usá-la, basta pular esta etapa.

É importante que a imagem escolhida já esteja recortada no tamanho adequado para o seu checkout, afim de evitar a descaracterização do mesmo. Segue ilustração do formulário citado acima:

Mensagens Personalizadas

Os próximos campos referem-se as mensagens que poderão ser personalizadas, facilitando a comunicação com o cliente.

O campo Mensagem no Formulário possibilita definir a mensagem que o cliente visualizará no momento do pagamento. Está mensagem é utilizada para auxiliar o cliente no processo de checkout. Por exemplo: “Ao fim do pedido, você poderá realizar o seu pagamento em ambiente seguro do Itaú”.

Ao fim da compra o cliente será redirecionado para a página de sucesso, defina no campo Mensagem de Sucesso a mensagem que o cliente visualizará nesta página. Por exemplo: “ Por favor, clique no botão abaixo para realizar o seu pagamento em ambiente seguro do Itaú”. Segue ilustração da página de sucesso:

No próximo campo defina a mensagem que o será mostrada ao cliente após a confirmação da transferência pelo banco. Por exemplo: “Pagamento autorizado”.

É possível também definir uma mensagem alertando o cliente que sua transação foi reprovada no campo Mensagem de Reprovação. Por exemplo: “Pagamento não autorizado. Por favor, clique aqui para concluir o pagamento”.

Neste campo é inserido automaticamente, ao fim da edição do texto, os caracteres %s eles referem-se ao link pelo qual o cliente será direcionando para o ambiente seguro do Itaú. Ao fim da escrita a mensagem ficará assim: “pagamento não autorizado. Por favor, clique <a target='_blank' href='%s'>aqui</a> para concluir o pagamento”, portanto não apague os caracteres inseridos na mensagem para evitar erros.

Por fim, selecione a ordem em que esta forma de pagamento será exibida no frontend da loja no campo Ordem. Lembrando que esta ordenação refere-se a dos métodos de pagamentos disponíveis no Itaú Shopline.

Todos os campos referentes as mensagens personalizadas já possuem valores padrões, caso não queira alterá-los, estas serão as mensagens exibidas no frontend da sua loja.

Finalizadas as configurações específicas do método de pagamento cartão de crédito, vamos as configurações gerais do módulo.

Importante salvar as configurações para o armazenamento dos dados configurados antes de sair da página. Para isso selecione, no canto superior direito da sua tela o botão Salvar.

Configurações Padrões Itaú Shopline

Para acessar as configurações padrões, na administração do Magento, acesso o menu Sistema → Configurações → Query Commerce → Itaú Shopline. Em seguida expanda a aba configurações clicando sobre ela.

Os dois primeiros campos referem-se aos dados fornecidos pelo banco Itaú no momento da contratação do Itaú Shopline. São eles o Código do Site que refere-se ao número de cadastro no Itaú Shopline e o campo Chave de Criptografia que refere-se a chave de 16 números alfanuméricos também disponibilizada pelo Itaú. Neste último campo as letras devem ser escritas no formato maiúsculo.

No próximo campo selecione o status que definimos anteriormente nos campos Status Aprovado e Status Não Aprovado, nas configurações específicas do método de pagamento cartão de crédito Itaú Shopline. É importante selecionar o status, pois apenas os pedidos com os status aqui selecionados serão considerados na atualização automática.

Os campos a seguir referem-se ao mapeamento dos dados do cliente que serão enviados ao banco Itaú. É de suma importância o preenchimento correto destes campos para o perfeito funcionamento do módulo.

Em cada um dos campos deverá ser configurado exatamente o caminho onde este dado está no Magento, onde foram salvos na loja. Você poderá colher dados tanto do cliente, do endereço do cliente, do pedido e do endereço do pedido. Caso algum você não tenha um dos campos configurados em sua loja, deixe marcado o valor padrão do módulo. Salve as configurações para que sejam armazenadas.

Ao fim da configuração de todos os campos referentes aos dados do cliente selecione o botão Verificar, em seguida escolha um dos pedidos disponíveis (serão mostrados os quinze pedidos mais recentes feitos na loja) e clique em Testar. Será aberta uma tela com os dados do cliente do pedido selecionado conforme as configurações que acabamos de preencher. Caso tenha algum erro ele será reportado e você poderá corrigi-lo voltando a procurar onde ele foi salvo no Magento.

Caso o cliente não preencha corretamente os seus dados no momento do cadastro na loja e optar pelo pagamento com um dos métodos disponíveis no Itaú Shopline, ele será informado sobre os campos com erro. Você poderá personalizar a mensagem que será exibida para o cliente reportando este erro no campo Mensagem de erro no cadastro do cliente.

Importante salvar as configurações para o armazenamento dos dados configurados antes de sair da página. Para isso selecione, no canto superior direito da sua tela o botão Salvar.

Em caso de dúvidas você poderá consultar as peguntas frequentes referentes a este módulo, clicando aqui.


Ferramentas da página