Ferramentas do usuário


Configurando o Módulo Cielo

As configurações do módulo podem ser acessadas por meio do menu Sistema → Configuração → Vendas → Formas de Pagamentos nas abas Cielo - Query Commerce, Cielo - Cartão de Crédito - Query Commerce e Cartão de Débito – Cielo – Query Commerce.

Para cada uma dessas abas são necessárias configurações distintas. A seguir temos o passo a passo das configurações de todas as abas do seu módulo. Boa leitura!

Aba Cielo - Query Commerce

Ao fazer o cadastro junto a Cielo, o lojista recebe alguns dados referentes a sua conta. Esta aba é local estes dados são configurados.

Identificação do Lojista

Os campos Número Cielo e Chave da Cielo referem-se aos dados fornecidos pela Cielo, insira os respectivos dados em seus campos.

No campo Soft Descriptor defina o nome fantasia, para uso da Cielo. Esta informação será mostrada na fatura dos seus clientes. O tamanho máximo permitido neste campo é de de 13 caracteres. No campo Ambiente defina o ambiente de aplicação do módulo, pode ser ambiente de desenvolvimento, homologação ou produção. A escolha do tipo de ambiente será feita de acordo com o processo junto à Cielo.

A ilustração abaixo mostra a interface das configurações citadas acima:

Aba Cartão de Crédito - Cielo - Query Commerce

Nesta aba estão todas as configurações referentes a modalidade de recebimento cartão de crédito. Leia com bastante atenção para evitar erros e possíveis falhas de comunicação entre seu e-commerce e a Cielo.

Habilitando o módulo

O primeiro passo será habilitar o seu módulo. Após expandir a aba Cartão de Crédito - Cielo - Query Commerce, navegue até o campo Habilitado e selecione a opção Sim para disponibilizar a forma de pagamento aos seus clientes. Este campo possibilita que você ative e desative o seu módulo.

Em seguida configure o nome do método de pagamento que será visualizado pelos seus clientes no campo Título, por exemplo: Cartão de Crédito (Cielo).

Configurações de Fluxo de Pagamento

Os próximos campos referem-se às configurações das regras de pagamentos para as vendas feitas pelo módulo.

No campo Capturar Automaticamente, selecione a opção Sim caso queira que a operação seja capturada automaticamente pelo sistema ou Não para que a captura seja feita manualmente na administração das vendas. Quando esta função está habilitada, qualquer compra capturada pelo módulo, sendo aprovada na Cielo, será automaticamente faturada no Magento, assim que a mudança de status for enviada. É importante ressaltar que o faturamento de forma automática impossibilita algumas ações importantes no Magento, como por exemplo: que você avalie o pedido verificando possíveis fraudes.

As operadoras de cartão Visa e Mastercard fazem a autenticação dos dados enviados pelos clientes. Ao final da compra o cliente é redirecionado para a página da sua operadora de cartão e lá serão coletados dados que autentiquem o proprietário. Para habilitar esse procedimento selecione Sim, no campo Autenticar Transações (Habilitar este serviço muitas vezes faz com que o cliente desista da compra, pois torna o pagamento muito burocrático).

A ilustração abaixo mostra a interface das configurações citadas acima:

Status do Pedido

Vamos agora a definição dos status dos pedidos recebidos por meio do seu módulo Cielo. No campo Status do Pedido Autorizado defina o status do pedido autorizado pela Cielo. Ou seja, o cliente finalizou o pedido e este foi autorizado pela operadora de cartão, ele entrará em seu e-commerce com o status definido neste campo. O status poderá ser, por exemplo, pendente, em analise, processando. Caso nenhum dos status disponíveis em sua loja atenda a sua expectativa, você poderá criá-lo, para isso siga o passo a passo clicando AQUI.

Defina também qual o status que o pedido passará a ter caso ele não seja aprovado na Cielo no campo Status não Autorizado.

Em seguida temos o campo Redirecionar Pedidos não Autorizados. Este campo permite definir se o pagamento com falha será redirecionado para a página de erro na realização da compra padrão do Magento ao invés da página de sucesso padrão do Magento. Para redirecionar selecione a opção Sim, caso contrário defina como Não;

Destacamos dois pontos importantes de se obserar antes da definição da configuração deste campo:

  1. Este template padrão do Magento (página de falha no pagamento) não está relacionado ao módulo, ou seja não faz parte do módulo. O que o módulo faz é apenas o redirecionamento para o template que já existe por padrão no Magento, portanto é de responsabilidade do lojista o preenchimento do conteúdo desta página em seu tema.
  2. Ao redirecionar o cliente para uma página de falha no pagamento, o lojista informa ao cliente imediatamente se o pedido foi aprovado ou não. Esse processo impede que o lojista possa fazer uso de tratativas de segurança, como o uso de antifraudes, ou que ele possa buscar alternativas para recuperação deste pedido por meio de outras formas de pagamentos. Além disso, sua loja poderá ser alvo de fraudadores testando cartões de crédito em seu checkout, uma vez que terão resposta automática sobre a aprovação ou não do seu pedido.

Por fim, temos o campo Cancelar Pedidos Automaticamente, onde é possível optar ou não pelo cancelamento automático de pedidos não aprovados.

A ilustração abaixo mostra a interface das configurações citadas acima:

Configurações de Dados Armazenados

Neste passo da configuração defina quais dados do cartão do cliente deseja armazenar em seu e-commerce.

O primeiro campo guardam os números do cartão, em seguida, no próximo campo é guardado o BIN (Número de Identificação Bancária) e por fim, temos o campo que armazena o código de segurança do cartão.

Atenção! Não recomendamos ativar estas opções, pois armazenar estes números desrespeita as recomendações de segurança da Cielo e pode expor seus clientes em casos de invasões!

A ilustração abaixo mostra a interface das configurações citadas acima:

Configurações de Parcelamentos

Agora defina como será o parcelamento do seu e-commerce. Lembre-se de verificar suas condições de parcelamento junto a Cielo antes de realizar as configurações, assim evita transtornos futuros para o seu e-commerce.

Defina o parcelamento no campo Tipo de Parcelamento. Pode ser via operadora ou loja. O parcelamento via operadora possui limitações que devem ser verificadas juntamente à Cielo.

Em seguida, no campo Configuração de Parcelas, defina, para cada parcelamento, um valor mínimo por parcela (consultes valores mínimos para parcelamento junto à Cielo), um valor máximo de parcelas e se incidirá juros ou não no parcelamento. Para isso clique no botão Adicionar Opções, faça esta ação até alcançar o número máximo de parcelamento que desejar.

Compra com um Clique

Caso queira ter a opção compra rápida na sua loja, habilite o campo Permitir a criação de um token com os dados do usuário. Dessa forma a Cielo armazenará os dados do cartão do cliente e esses dados serão transformados em um token para agilizar compras futuras. Verifique junto a Cielo as condições para usar o token, pois habilitar esta função pode gerar gastos extras para o lojista.

A ilustração abaixo mostra a interface das configurações citadas acima:

Configurações do Magento

Selecione a ordem em que este tipo de parcelamento será visualizado no checkout de sua loja no campo Ordem. Para finalizar as configurações desta aba temos o campo Modo de Depuração, esta opção é destinada ao uso de programadores e permite habilitar o ato de Depurar.

A ilustração abaixo mostra a interface das configurações citadas acima:

Importante salvar as configurações para o armazenamento dos dados configurados antes de sair da página. Para isso selecione, no canto superior direito da sua tela o botão Salvar.

Funcionamento

Depois de configurar e habilitar o módulo corretamente, este já está apto para ser utilizado pelos clientes no checkout da sua loja.

A tela a seguir mostra como o cliente visualizará ao optar pelo pagamento com cartão de crédito.


Ferramentas da página