Ferramentas do usuário


Configurando o Módulo Checkout Cielo

Aqui o logista encontrará todas as informações necessárias para a realização da integração de sua loja em Magento com o sistema de pagamento da Checkout Cielo. Essa integração permite o recebimento de transações seja via débito ou crédito com a maioria das bandeiras presentes no mercado.

Para dar inicio às configurações do seu módulo Magento Checkout Cielo acesse a administração do Magento, navegue até Sistema → Configuração → Vendas → Formas de Pagamentos.

Após clicar sobre Formas de Pagamento uma nova página será carregada. Nesta página é possível visualizar todas as formas de pagamento, incluindo o Cielo Checkout. Segue ilustração dos campos que deverão ser configurados:

A seguir verifique todos os passos para a correta configuração do seu módulo.

Habilitando o módulo

O primeiro passo será habilitar o seu módulo, para isso clique sobre a aba Cielo Checkout – Query Commerce e selecione, no campo Ativo, a opção Sim. Este campo possibilita que você ative e desative seu módulo. Em seguida escolha o nome da forma de pagamento no campo Título. Este será o título deste método de pagamento no frontend da loja, o qual o cliente visualizará.

Identificação do Lojista

Ao fazer o cadastro junto a Cielo, o lojista receberá alguns dados referentes a sua conta. Um deles é o Merchant_id (MID), sequência numérica que identifica o lojista junto a Cielo e que será necessário no momento da configuração do módulo, insira-o campo ID do Vendedor. Em seguida, no campo Soft Descriptor defina o nome fantasia que será usado pela Cielo para identificar a sua loja na fatura dos seus clientes.

Caso queira que a Cielo analise as transações contra fraudes, selecione Sim no campo antifraude. Lembrando que este é um serviço que deve ser contratado junto a Cielo no momento do seu cadastro, não basta apenas selecionar esta proteção no módulo para proteger suas compras. Segue ilustração das configurações acima:

Status do Pedido

O próximo passo será definir o status dos pedidos recebidos através do Checkout Cielo. No campo Novo Status do Pedido defina este status, por exemplo: pendente, em analise, processando. Caso nenhum dos status disponíveis em sua loja atenda a sua expectativa, você poderá criá-lo, para isso siga o passo a passo disponibilizado AQUI.

Finalizada a criação do status, volte as configurações da Cielo e insira o status criado no campo Novo Status do Pedido.

O próximo campo possibilita a especificação do seu produto. Defina aqui qual é o tipo de produto vendido por sua loja, por exemplo: produto digital. Segue ilustração das configurações acima:

Regras de Pagamentos

Os campos a seguir tratam das configurações das regras de pagamentos para as vendas feitas pelo módulo. Primeiro defina se os pedidos feito pelo Checkout Cielo terão desconto, no campo Possui Desconto. Lembrando que se selecionada a opção Sim neste campo todas as transações feitas por este método de pagamento terão desconto.

O próximo campo Fatura Automática, possibilita que você habilite e desabilite o faturamento automático do pedido no Magento. Quando esta função esta habilitada, qualquer compra capturada na administração do Checkout, no ambiente da Cielo, será automaticamente faturada no Magento, assim que a mudança de status for enviada. É importante ressaltar o faturamento de forma automática impossibilita algumas ações importantes no Magento, como por exemplo: que você avalie o pedido verificando possíveis fraudes, caso não possua o anti fraude da Cielo em seu contrato.

O módulo ainda permite habilitar e desabilitar o cancelamento automático de compras, para isso selecione Sim no campo Cancelamento Automático. Quando habilitada esta função, qualquer compra cancelada na administração do Checkout, no ambiente da Cielo, será cancelada no Magento assim que a mudança de status for enviada.

Você poderá habilitar e desabilitar IPs que poderão fazer requisições no módulo no campo Verificar IPs Permitidos. É importante ressaltar que fazendo isso você restringe os IPs que poderão acessar o módulo. É aconselhável não habilitar esta função.

Optando pela opção de habilitar os IPs, será aberto um novo campo, onde você definirá quais os IPs poderão fazer requisições no módulo.

Dados do Cliente Enviados a Cielo

Nos próximos campos, configuramos os dados de cadastro do cliente que serão enviados para a Cielo. É de suma importância a correta configuração desses dados para o correto funcionamento do módulo. Preencha cada campo, informando o local onde cada dado está no magento. Por exemplo: No campo CPF, você deverá selecionar a opção que corresponde exatamente ao endereço do CPF na sua loja Magento, caso contrário o CPF não ficará visível e o envio a Cielo não será possível.

Ao fim da configuração de todos os campos referentes aos dados do cliente selecione o botão Verificar, em seguida escolha um dos pedidos disponíveis e clique em Testar. Será aberta uma tela com os dados do cliente no pedido selecionado conforme as configurações que acabamos de preencher. Caso tenha algum erro ele será reportado e você poderá corrigi-lo voltando a procurar onde ele foi salvo no Magento. O botão Verificar tem por objetivo realizar um teste que assegura se todos os dados cadastrais dos clientes, selecionados anteriormente, serão enviados para a Cielo corretamente

Configurações na Administração da Cielo

Depois de configurado no Magento devemos configurar o Cielo Checkout na administração da Cielo. Para isso você deve acessar http://www.cielo.com.br/ecommerce e entrar com seus dados.

Depois de logado você deve ir em VENDAS ONLINE → CHECKOUT CIELO, uma área administrativa aparecerá e você deve ir em CONFIGURAÇÕES → CONFIGURAÇÕES DA LOJA e preencher os campos URL de Retorno, URL de Notificação e URL de Mudança de Status.

Os campos devem ser preenchidos com os valores, como no exemplo abaixo: http://www.minhaloja.com.br/querycielocheckout/payment/index, http://www.minhaloja.com.br/querycielocheckout/payment/notification e http://www.minhaloja.com.br/querycielocheckout/payment/status

Sendo que o www.minhaloja.com.br deve ser substituído pelo endereço da sua loja. Segue ilustração do ambiente Cielo:

Funcionamento

Depois de configurado o módulo corretamente, o mesmo já está apto para ser utilizado pelos clientes em suas compras futuras. A tela a seguir mostra a visão que o cliente passará a ter quando o mesmo desejar finalizar seu pedido de compra.

Depois de realizado todo o procedimento de compra do pedido e o cliente ter selecionado Query Cielo – Checkout em Informação de Pagamento, o cliente será automaticamente redirecionado a uma página segura da Cielo para poder informar os dados referentes ao pagamento. A imagem abaixo mostra a página que o cliente será redirecionado.

Em Forma de Pagamento o cliente deverá selecionar entre o meio de pagamento Cartão de Crédito ou Cartão de Débito. Em seguida, o mesmo deverá Selecionar a bandeira do cartão e preencher o Número do Cartão, a Data de validade, o Nome do Titular, Código de Segurança e a quantidade de vezes que se deseja parcelar a compra.

Ao clicar no botão Concluir Pagamento, uma nova pagina da loja será carregada para o cliente, juntamente com os dados da compra que o mesmo acabou de realizar. Segue ilustração:

Caso a opção de Fatura automática esteja habilitada na configuração da loja, o cliente receberá sua fatura por email automaticamente. Caso essa opção não esteja habilitada, o lojista terá que faturar suas compras manualmente pela administração do Magento.

O mesmo se aplica para a configuração Cancelamento Automático. Caso esta função esteja habilitada, todos os cancelamentos realizados pelos clientes serão capturados automaticamente juntamente com o estorno da transação caso seja necessário.

Porém se o Cancelamento automático não estiver habilitado, a realização de estorno/cancelamento da transação deverá ser feito ser utilizado o reembolso do Magento. Por meio da interface é possível criar reembolsos parciais ou totais o que gera cancelamento parcial ou total na Cielo, fazendo com que o lojista tenha flexibilidade para cancelar apenas alguns itens de uma compra.

Para ter acesso aos pedidos realizados, basta ir através do menu em Venda → Pedidos e clicar ao pedido correspondente que se deseja visualizar. Feito isso uma nova tela como a imagem abaixo irá carregar.

Na aba Informações de Pagamento estão todas as informações referentes ao pedido. O lojista precisa administrar suas compras pelo painel administrativo do Checkout Cielo e é através dele que as ações como captura de pedidos e cancelamentos poderão ser efetivadas, além de se ter a possibilidade de enviar notificações de forma de pagamento e status do pedido para a loja a virtual. Todo o processo de manter os pedidos do Checkout Cielo sincronizados com a loja é feito manualmente e é realizado utilizando os botões em destaque abaixo.

O botão Forma de pagamento quando clicado faz uma requisição para loja através da URL de Notificação e atualiza os dados da compra, ele pode ser utilizado todas as vezes em que a comunicação entre o magento e a Cielo sofrer algum problema e o lojista necessitar atualizar os dados da compra na loja.

O botão Informações de pagamento envia uma requisição para loja através da URL de mudança de status e deve ser utilizado todas as vezes em que o lojista fizer alguma ação como captura ou cancelamento do pedido.

Os botões Capturar e Cancelar devem sempre ser utilizados em conjunto com o uso das Informações de pagamento fazendo com que o pedido fique sincronizado com a loja.

Retornar à página anterior


Ferramentas da página