Ferramentas do usuário


Configurando o Módulo Boleto Santander

Aqui o logista encontrará todas as informações necessárias para realizar a integração de sua loja virtual Magento com o sistema de pagamentos XML Cobrança Online Santander.

Nosso módulo não faz a baixa automática dos boletos que não forem pagos. Fica a encargo do lojista fazer o cancelamento destes, para que não gere cobranças com o Santander.

Para dar inicio às configurações do seu módulo Magento Boleto Santander acesse a administração do Magento, navegue até Sistema → Configuração → Vendas → Formas de Pagamentos.

Após clicar sobre Formas de Pagamento uma nova página será carregada. Nesta página é possível visualizar todas as formas de pagamento, incluindo o Boleto Santander. Segue ilustração dos campos que deverão ser configurados:

A seguir verifique todos os passos para a correta configuração do seu módulo.

Habilitando o módulo

O primeiro passo será habilitar o seu módulo. Clique sobre a aba Santander - Boleto – Query Commerce e selecione, no campo Habilitado, a opção Sim. Este campo possibilita que você ative e desative seu módulo. Em seguida escolha o nome da forma de pagamento no campo Título. Este será o título deste método de pagamento no frontend da loja, o qual o cliente visualizará.

Identificação do Lojista

Ao fazer o cadastro junto ao Santander, o lojista receberá alguns dados referentes à sua conta, que deverão ser inseridos nos campos: Número da Agência, Número da Conta, Número do Convênio e Sigla Estação.

SSL

Durante o processo de homologação no banco Santander, após o credenciamento junto à Cobrança Online XML, o lojista deverá cadastrar um certificado SSL que identifique a sua loja virtual. Os detalhes sobre este certificado e como cadastrá-lo serão informados pelo Santander e sua equipe de segurança durante o processo de homologação. Uma vez cadastrado, você deve informar o caminho no servidor onde estão armazenados o certificado SSL cadastrado e a sua respectiva Chave SSL (utilizada na geração do certificado). Esses dados devem ser preenchidos nos campos Caminho da Chave SSL e Caminho do Certificado SSL durante a configuração. Segue ilustração das configurações acima:

Ambiente

Esta configuração permite indicar com qual ambiente / servidor do Santander estamos nos comunicando. Durante o processo de homologação, você deverá realizar testes no ambiente de Testes / Desenvolvimento. Para isto, marque a opção Desenvolvimento. Quando sua loja estiver homologada e puder receber por meio dos boletos registrados Santander, marque a opção Produção e os boletos passarão a ser emitidos em um ambiente real.

Configurando o Boleto

No campo Dias pra expirar, defina o número de dias que o boleto levará para expirar, ou seja o número de dias que o cliente possui para efetuar o pagamento do boleto.

O próximo campo, Cancelamento Automático, possibilita que os boletos vencidos (expirados) sejam cancelados no Magento automaticamente: para isso selecione a opção Sim. Note que esta opção não realiza a baixa dos boletos no Banco Santander e esta ação deve ser coordenada / realizada pelo cliente junto à entidade bancária.

Status do Pedido

O próximo passo será definir o status dos pedidos recebidos através do Boleto Santander. No campo Status de Novos Pedidos podemos definir para qual status do Magento o pedido será automaticamente alocado no momento em que for recebido na sua loja virtual. Caso nenhum dos status disponíveis em sua loja atenda à sua expectativa, você poderá criá-lo na administração do Magento, seguindo o passo disponibilizado AQUI.

Finalizada a criação do status, volte as configurações do Boleto Santander e insira o status criado no campo Novo Status do Pedido.

Instruções no boleto

O campo Instruções possibilita inserir uma mensagem, a sua escolha, que irá aparecer no corpo do boleto, na área de instruções ao cliente. Segue ilustração com mensagem exemplo:

Imagem

O campo Mostrar Imagem no Formulário permite que você habilite a imagem que será mostrada junto ao nome do método de pagamento no formulário do checkout, ou seja no momento em que o cliente está escolhendo qual a forma de pagamento irá usar. O próximo campo Imagem permite que você defina qual será esta imagem, basta escolher o arquivo de imagem que desejar. O módulo já possui imagem padrão, caso prefira usá-la, basta pular esta etapa.

É importante que a imagem escolhida já esteja recortada no tamanho adequado para o seu checkout, afim de evitar a descaracterização do mesmo. Segue ilustração do formulário citado acima:

Mensagens Personalizadas

O campo Mensagem no Formulário possibilita definir a mensagem que o cliente visualizará no momento do pagamento. Por exemplo: “Ao fim do pedido, você poderá imprimir o boleto para pagamento”. Está mensagem é utilizada para auxiliar o cliente no processo de checkout.

Ao fim da compra o cliente será redirecionado para a página de sucesso, onde ele poderá imprimir o seu boleto, defina no campo Mensagem de Sucesso a mensagem que o cliente visualizará aqui. Por exemplo: “Por favor, clique no botão abaixo para imprimir o seu boleto”. Segue ilustração da página de sucesso:

O cliente poderá imprimir ou reimprimir o seu boleto acessando o seu pedido, defina a mensagem que ele visualizará ao efetuar esta ação no campo Mensagem Reimpressão.

Neste campo é inserido automaticamente, ao fim da edição do texto, os caracteres %s eles referem-se ao link pelo qual o cliente será direcionando para a página de impressão do boleto. Ao finalizar a escrita a mensagem ficará assim: “Para imprimir seu boleto, <a href=”%s“ target=“_blank”>clique aqui</a>.”, portanto não apague os caracteres inseridos na mensagem para evitar erros.

Defina a mensagem que o cliente visualizará após o seu boleto ser quitado no campo Mensagem de Boleto Pago. Por exemplo: “Boleto quitado”.

Por fim, selecione a ordem em que esta forma de pagamento será exibida no frontend da loja no campo Ordem.

Todos os campos referentes às mensagens personalizadas já possuem valores padrões, caso não queira alterá-los, estas serão as mensagens que serão exibidas no frontend da sua loja.

Configurações Padrões Boleto Santander

Para acessar as configurações padrões, acesse a administração do Magento, navegue até o menu Sistema → Configurações → Query Commerce → Query Core. Em seguida expanda a aba Mapeamento dos Campos do Cliente. Segue ilustração das configurações que deverão ser preenchidas.

Os campos acima referem-se ao mapeamento dos dados do cliente, que serão enviados ao banco Santander. É de suma importância o preenchimento correto destes campos para o perfeito funcionamento da integração entre sua loja e o banco Santander.

Em cada um dos campos deverá ser configurado exatamente o caminho onde este dado está localizado no Magento (onde foram salvos na loja). Você poderá colher dados tanto do cliente, do endereço do cliente, do pedido e do endereço do pedido. Caso algum desses campos não esteja configurado em sua loja, deixe-o selecionado com o valor padrão do módulo. Salve as configurações para que sejam armazenadas.

Ao fim da configuração de todos os campos, selecione o botão Verificar. Em seguida escolha o pedido disponível (será mostrado o pedido mais recente realizado na loja) e clique em Testar. Será aberta uma tela com os dados do cliente do pedido selecionado conforme as configurações que acabamos de preencher. Caso tenha algum erro ele será reportado e você poderá corrigi-lo voltando a configurar o campo que reportou erro.

Em caso de dúvidas você poderá consultar as peguntas frequentes referentes a este módulo, clicando aqui.

Importante salvar as configurações para o armazenamento dos dados configurados antes de sair da página. Para isso selecione, no canto superior direito da sua tela o botão Salvar.

Retornar à página anterior


Ferramentas da página