Ferramentas do usuário


Configurando o Módulo Boleto Bradesco

Aqui o logista encontrará todas as informações necessárias para a realização da integração de sua loja em Magento com o sistema de pagamento do Boleto Bradesco.

Nosso módulo não faz a baixa automática dos boletos que não forem pagos. Fica a encargo do lojista fazer o cancelamento destes, para que não gere cobranças com o Bradesco.

Configurando o meio de pagamento no Sistema Bradesco

Após contratar a modalidade de pagamento Comércio Eletrônico junto ao Bradesco, serão geradas suas credenciais de acesso, com as quais você poderá acessar o sistema de pagamento seguro do Bradesco. Segue ilustração do sistema citado acima e link para acesso:

Bradesco - Comércio Eletrônico

Ao acessar o sistema de Comércio Eletrônico, navegue até Sistema → Configurações → Meios de Pagamento. Lá você visualizará dois dados importantes que serão solicitados na configuração do módulo dentro da administração do Magento, são eles: Merchant ID e Chave de Segurança. Para gerar a chave de segurança, deverá ser digitado no campo Palavra Secreta uma senha (difícil), pois a chave será baseada nesta palavra. Segue ilustração das configurações acima:

Ainda na mesma página, na aba Boleto Bancário, faremos a Configuração de Integração. No campo URL de Notificação você preencherá com a URL: http://www.minhaloja.com.br/index.php/querybradesco/slip/verifyOrder , sendo que colocará o domínio de sua loja onde está escrito minha loja. Em seguida, preencha os próximos campos com os dados cadastrais da empresa, são eles: Razão Social, CNPJ e Endereço Parte 1,2 e 3. Segue ilustração das configurações acima:

Ainda na aba Boleto Bancário, faremos a Configuração do Meio de Pagamento. Deverão ser ativados os campos Habilitar “frase” do boleto e Habilitar “referência” do boleto e preencher a quantidade de dias para o vencimento do boleto após ele ser gerado no campo Vencimento, conforme mostra a ilustração abaixo:

Em seguida, na Configuração do Tipo de Apresentação do Boleto Bancário, você deverá ativar a opção na qual você deseja que seu boleto se apresente, a mais utilizada e a que usamos no nosso exemplo é a Tipo PDF com Download. Para salvar todas as configurações, clique em Gravar todas as configurações realizadas. Segue ilustração das configurações citadas acima:

A seguir verifique todos os passos para a correta configuração do seu módulo.

Identificação do Lojista

Para dar inicio às configurações do seu módulo Magento Boleto Bradesco acesse a administração do Magento, navegue até Sistema → Configuração → QUERY COMMERCE → Bradesco. Será aberta uma aba de Configurações.

No campo Ambiente defina em qual ambiente o módulo deverá atuar, este pode ser ambiente de Teste ou de Produção. Inicialmente deve permanecer no ambiente Teste até configurar e fazer todos os testes no módulo, finalizado esse processo, solicite a HOMOLOGAÇÃO junto ao Bradesco e mude para Produção.

Como mostrado anteriormente, no Sistema Bradesco o lojista terá acesso ao Merchant ID - uma sequência numérica que deverá ser inserida no campo ID do Vendedor, a chave de segurança gerada anteriormente deverá ser inserida no campo Chave de Segurança e o campo Email deverá ser preenchido com o email cadastrado junto ao Bradesco, que é o mesmo utilizado para acessar o Sistema do Bradesco- Comércio Eletrônico. Após preencher os campos clique em Salvar no canto direito da tela. Segue ilustração dos campos citados acima:

Ainda em Configuração navegue até a aba Vendas → Formas de Pagamentos e uma nova página será carregada. Nesta página é possível visualizar todas as formas de pagamento, incluindo o Boleto Bradesco. Segue ilustração:

Query Core

Navegue até a aba Sistema → Configuração → QUERY COMMERCE → Query Core. Será aberta uma aba de configurações, na qual você fará o mapeamento dos campos do cliente. Este mapeamento é para que o sistema do Bradesco busque as informações necessárias no cadastro do cliente, para gerar o boleto com sucesso.

Um exemplo, selecione no campo CPF o campo que em sua loja armazena o CPF do cliente, no campo Telefone selecione o campo que armazena o telefone do cliente no cadastro, e assim sucessivamente. Após selecionar todos os campos solicitados, clique no campo Verificar e selecione um pedido teste, em seguida você conseguirá visualizar se selecionou os campos corretos e se eles estão buscando as informações desejadas.

Após confirmar essas informações, salve suas configurações clicando no botão Salvar. A ilustração a seguir mostra as configurações citadas:

Habilitando o módulo

O primeiro passo será habilitar o seu módulo, para isso clique sobre a aba Bradesco - Boleto – Query Commerce e selecione, no campo Habilitado, a opção Sim, este campo possibilita que você ative e desative seu módulo. Em seguida escolha o nome da forma de pagamento no campo Título, este será o título deste método de pagamento no frontend da loja, o qual o cliente visualizará.

Configurando o Boleto

No campo Dias para o vencimento defina o número de dias que o boleto levará para expirar, ou seja o número de dias que o cliente possui para efetuar o pagamento do boleto. Caso este campo não seja preenchido, o módulo irá buscar os dias que foram cadastrados no sistema do Bradesco, mostrado alguns tópicos acima.

O módulo consulta o banco para saber se os boletos em aberto foram pagos, no próximo campo Criar fatura automaticamente, selecione a opção Sim para o módulo faturar automaticamente o pedido no Magento assim que o banco identificar que o boleto foi pago. Selecionando a opção Não o módulo não irá faturar o pedido, mesmo identificando o pagamento no banco, ou seja, será um processo manual.

No campo Carteira será inserido o número da carteira na qual a sua conta está registrada, os números serão 25 ou 26.

No próximo campo Enviar email de fatura você selecionará se deseja que o módulo envie ou não um email com a fatura para o cliente, este campo está relacionado ao campo Criar fatura automaticamente. Caso os dois estejam selecionados como Sim, ao identificar o pagamento junto ao banco, o módulo irá faturar automaticamente o pedido e em seguida encaminhará um email com a fatura para o cliente.

Segue ilustração dos campos configurados acima:

Status do Pedido

O próximo passo será definir o status dos pedidos recebidos através do Boleto Santander. No campo Novo Status do Pedido defina este status, por exemplo: pendente ou processando. Caso nenhum dos status disponíveis em sua loja atenda a sua expectativa, você poderá criá-lo, para isso siga o passo a passo disponibilizado AQUI.

Finalizada a criação do status, volte as configurações do Boleto Bradesco e insira o status criado no campo Novo Status do Pedido.

Instruções

Os campos Instruções 1,2 e 3 serão utilizados para informações adicionais no boleto, como por exemplo: “Caixa, não receber após a data do vencimento” como mostra a ilustração abaixo:

Imagem

O campo Mensagem do Formulário de Pagamento possibilita definir a mensagem que o cliente visualizará no momento do pagamento. Por exemplo: “Ao final da compra, você poderá imprimir o boleto para pagamento”. Está mensagem é utilizada para auxiliar o cliente no processo de checkout.

O campo Mostrar Imagem no Formulário de Pagamento permite que você habilite a imagem que será mostrada junto ao nome do método de pagamento no formulário do checkout, ou seja no momento em que o cliente está escolhendo qual a forma de pagamento irá usar. O próximo campo Imagem permite que você defina qual será esta imagem, basta escolher o arquivo de imagem que desejar. O módulo já possui imagem padrão, caso prefira usá-la, basta pular esta etapa.

É importante que a imagem escolhida já esteja recortada no tamanho adequado para o seu checkout, afim de evitar a descaracterização do mesmo. Segue ilustração do formulário citado acima:

No campo Logo mostrada no boleto poderá ser inserida uma imagem da logo da loja, que aparecerá no cabeçalho do boleto, caso prefira não usar a logo no boleto, basta pular esta etapa.

Segue ilustração dos campos citados acima:

Mensagens Personalizadas

Os próximos campos referem-se as mensagens que poderão ser personalizadas tanto no próprio boleto, quanto no checkout.

Ao fim da compra o cliente será redirecionado para a página de sucesso, onde ele poderá imprimir o seu boleto, defina no campo Mensagem de Sucesso de Compra a mensagem que o cliente visualizará aqui. Por exemplo: “Por favor, clique no botão abaixo para imprimir o seu boleto”. Segue ilustração da página de sucesso:

O cliente poderá imprimir ou reimprimir o seu boleto acessando o seu pedido, defina a mensagem que ele visualizará ao efetuar esta ação no campo Mensagem de Impressão de Boleto.

Neste campo é inserido automaticamente, ao fim da edição do texto, os caracteres %s eles referem-se ao link pelo qual o cliente será direcionando para a página de impressão do boleto. Ao finalizar a escrita a mensagem ficará assim: “Para imprimir seu boleto, <a href=”%s“ target=“_blank”>clique aqui</a>.”, portanto não apague os caracteres inseridos na mensagem para evitar erros.

Defina a mensagem que o cliente visualizará após o seu boleto ser quitado no campo Mensagem de Boleto Pago. Por exemplo: “Boleto quitado”.

Por fim, selecione a ordem em que esta forma de pagamento será exibida no frontend da loja no campo Ordem.

Todos os campos referentes às mensagens personalizadas já possuem valores padrões, caso não queira alterá-los, estas serão as mensagens que serão exibidas no frontend da sua loja.

Importante salvar as configurações para o armazenamento dos dados configurados antes de sair da página. Para isso selecione, no canto superior direito da sua tela o botão Salvar.

Retornar à página anterior


Ferramentas da página