Ferramentas do usuário


Funcionamento

1 - Criação de Postagens

Para criar um Post em seu blog, acesse a administração da sua loja virtual e navegue até Blog → Adicionar Postagem. Feito isso uma nova página será carregada, a seguir citaremos seus campos e suas respectivas funcionalidades.

Informações da Postagem

Primeiramente insira o título da postagem no campo Título e no campo Identificador insira o id que será exibido na URL quando a postagem for acessada, por exemplo: www.minhaloja.com/blog/postagem-1. Em seguida, no campo Categoria selecione em qual categoria do blog a postagem será inserida.

Para que sua postagem seja exibida no blog, selecione Habilitado no campo Status ou deixe Desabilitado para que o post não deja exibido, selecionando a opção Escondido, a postagem não será mostrada no blog, mas poderá ser acessada diretamente pela URL.

Para liberar a inserção de comentários na postagem, selecione a opção Habilitado no campo Habilitar Comentários ou selecione Desabilitado caso deseje que comentários não sejam permitidos. O campo Tag poderá ser utilizado, caso queira incluir tags na publicação, neste campo separe as palavras utilizando a vírgula.

No campo Conteúdo Curto, insira um resumo sobre o conteúdo desta publicação. Vale ressaltar que esse campo só será utilizado, se nas configurações gerais, estiver assim configurado. No campo Conteúdo insira todo o texto e imagens que desejar, clicando sobre o botão Show / Hide Editor você terá o auxílio de ferramentas para criar sua publicação.A ilustração a seguir mostra as interfaces citadas:

Opções Avançadas

Nas informações Meta Dados da publicação, no campo Palavras-Chave, insira em letras minúsculas e separadas por vírgulas, palavras que tenham a ver com o tipo de segmento da sua loja e com o conteúdo que você pretende publicar nesta postagem. No campo Descrição, insira um pequeno texto sobre o conteúdo da publicação, ou seja, uma pequena apresentação. Estes dois campos citados anteriormente não ficarão visíveis em sua loja, eles são usados pelos motores de busca da internet, com isso seu preenchimento é de total importância para que a sua loja consiga melhor posicionamento nos resultados de buscas.

Nas Opções Avançadas de Postagem, insira no campo Usuário, o nome que aparecerá na assinatura da postagem, por exemplo, o nome da equipe responsável pelo blog, e no campo Criado em a data de criação do Post, deixando este campo em branco, quando a postagem ser salva, ele será preenchido automaticamente com a data e hora atual. A ilustração a seguir mostra as configurações citadas:

Salve suas alterações clicando sobre o botão Salvar Postagem, no canto superior direito da sua tela.

2 - Edição de Postagens

Navegue até Blog → Postagens. Feito isso, uma nova página será carregada e nela você poderá visualizar todas as postagens criadas e suas informações, editá-las, criar novas publicações e excluí-las caso necessário. A ilustração a seguir mostra a interface citada:

Para criar uma nova postagem, clique sobre o botão Adicionar Postagem, mas se deseja visualizar as informações de uma postagem já criada e editá-la, basta clicar sobre ela ou no botão Editar, ambos os botões, estão indicados na ilustração acima.

Caso queira excluir uma postagem, você pode clicar sobre o post desejado, e dentro da página com suas informações, selecionar o botão Remover Postagem. Ou você pode selecionar a postagem, e no campo Ações do Grid, selecionar a opção Remover e clicar sobre o botão Enviar. As ilustrações abaixo, mostram as configurações citadas:

3 - Gerenciador de Comentários

Para gerenciar os comentários do seu Blog, acesse a administração da sua loja virtual e navegue até Blog → Comentários. Feito isso, uma nova página será carregada e nela você poderá visualizar os comentários recebidos e avaliá-los. A ilustração a seguir exibe as configurações citadas:

Para editar o comentário, clique sobre ele e uma nova página será carregada, exibindo suas informações. Você poderá visualizar e alterar o nome do Usuário, o Endereço de Email e o Comentário realizado, além de selecionar no campo Status, se aprova ou reprova aquele comentário. Para salvar suas alterações clique sobre o botão Salvar Comentário e caso queira excluir o comentário, clique sobre o botão Remover Comentário, ambos estão no canto superior direito da sua tela. A ilustração a seguir mostra as configurações citadas:

Existem outras formas de se alterar o status do comentário ( Aprovar, Reprovar e Excluir ) sem ser preciso entrar nas informações dele.

1º - Selecionar o comentário desejado, escolher no campo Ações a opção e clicar sobre o botão Enviar. A ilustração a seguir mostra a configuração citada:

2º - Selecionar no campo Ações do comentário desejado e automaticamente o comando é dado ao sistema. A ilustração a seguir mostra a configuração citada:

4 - Criação e Edição de Categorias

Para gerenciar as categorias do seu Blog, acesse a administração da sua loja virtual e navegue até Blog → Categorias. Feito isso, uma nova página será carregada e nela você poderá visualizar as categorias já criadas e editá-las. Caso deseje criar uma nova categoria, clique sobre o botão Adicionar Novo. A ilustração a seguir exibe as configurações citadas:

Clicando sobre o botão Adicionar Novo, a página de criação de categorias será aberta. No campo Título, insira o nome que a categoria terá em seu blog e no campo Identificador, insira o id que será exibido na URL quando a categoria for acessada, por exemplo: www.minhaloja.com/blog/cat/news. Caso queira configurar a posição em que a categoria será exibida no menu em relação às outras, insira o numeral no campo Ordenação, o menor número terá maior relevância (0,1,2…).

No campo Palavras-Chave, insira em letras minúsculas e separadas por vírgulas, palavras que tenham a ver com o tipo de segmento da sua loja e com o conteúdo que você pretende apresentar nesta categoria. No campo Descrição da Página, insira um pequeno texto sobre o conteúdo da categoria, ou seja, uma pequena apresentação. Estes dois campos citados anteriormente não ficarão visíveis em sua loja, eles são usados pelos motores de busca da internet, com isso seu preenchimento é de total importância para que a sua loja consiga melhor posicionamento nos resultados de buscas.

Salve suas alterações clicando sobre o botão Salvar Categoria, no canto superior direito da sua tela. Para que visualize as alterações, pode ser necessário limpar os caches da sua loja e do seu Navegador: A ilustração a seguir mostra as configurações citadas:

Para excluir a categoria, sem ser necessário entrar em suas informações, basta selecionar a categoria desejada, selecionar no campo Ações a opção Remover e clicar sobre o botão Enviar, ou você pode apenas clicar sobre o botão Remover na categoria desejada e automaticamente o comando é dado ao sistema. A ilustração mostra as duas formas de remoção citadas:

Retornar à página anterior


Ferramentas da página