Ferramentas do usuário


Configurando o Módulo Blog

Aqui o logista encontrará informações sobre suas características e configurações necessárias para o funcionamento do seu Módulo Blog.

Características

O fluxo constante de visitantes é essencial para o funcionamento de qualquer e-commerce, pois melhora seu ranking nos mecanismos de busca, aumentando seu número de acessos em um ciclo virtuoso. E os Blogs são ferramentas poderosas para atrair essas visitas!

Com o Módulo Blog desenvolvido pela Query Commerce você terá uma forma de divulgar a sua marca e dar a ela presença! Através dos posts e seus conteúdos o lojista consegue criar um vínculo com o público, iniciando uma troca que lhe proporciona feedbacks sobre seu serviço por meio dos possíveis comentários, e ainda possibilita uma conexão com clientes em potencial.

Configurações Gerais

Para iniciar as configurações gerais do seu módulo de Blog, acesse a administração da sua loja virtual e navegue até Blog → Configurações. Feito isso, algumas abas serão expostas, a seguir citaremos cada uma e seus respectivos campos de configuração. A ilustração a seguir exibe a interface citada:

Configurações do Blog

Use o campo Habilitar para ativar (SIM) ou desativar (NÃO) o blog em sua loja. Se você deseja que a URL do seu blog seja, por exemplo: www.meudominio.com/meublog, insira no campo URL para o Blog somente a palavra “meublog”, caso deixe o campo em branco, o valor padrão (blog) será utilizado, e o domínio ficará como neste exemplo: www.meudominio.com/blog. No campo Título do Blog, insira o título da página do blog que também aparecerá na aba do navegador.

No próximo campo Meta Palavras-Chave, insira em letras minúsculas e separadas por vírgulas, palavras que tenham a ver com o tipo de segmento da sua loja e com o conteúdo que você pretende apresentar em seu blog. No campo Descrição da Página, insira um pequeno texto sobre o seu blog, ou seja, uma pequena apresentação. Estes dois campos citados anteriormente não ficarão visíveis em sua loja, eles são usados pelos motores de busca da internet, com isso seu preenchimento é de total importância para que a sua loja consiga melhor posicionamento nos resultados de buscas.

Selecione em seu Browse um arquivo para inserir no campo Imagem, essa imagem será exibida quando a URL for compartilhada em Redes Sociais. Se deseja utilizar a logo da loja, apenas deixe o campo em branco. O tamanho mínimo para a imagem é de 200x200px.

No campo Layout da Página, selecione em qual formato o seu blog será apresentado. As opções são:

  • Em Branco: O cabeçalho da sua loja não é exibido, o blog fica estendido por toda a página, ficando visível apenas o seu conteúdo.
  • 1 coluna: O cabeçalho da sua loja é exibido, e logo abaixo se inicia o conteúdo do blog, seguindo as margens do tema da sua loja.
  • 2 colunas com menu a esquerda: O cabeçalho da sua loja é exibido, e logo abaixo se inicia o conteúdo do blog em uma posição à direita da página, deixando um espaço à esquerda, que ficará disponível para um menu.
  • 2 colunas com menu a direita: O cabeçalho da sua loja é exibido, e logo abaixo se inicia o conteúdo do blog em uma posição à esquerda da página, deixando um espaço à direita, que ficará disponível para um menu.
  • 3 colunas: O cabeçalho da sua loja é exibido, e logo abaixo se inicia o conteúdo do blog em uma posição ao centro da página, deixando um espaço à esquerda e à direita, que ficarão disponíveis para menus.

No campo Formato de Data, você poderá escolher em qual formato a data da postagem será exibida na página do seu blog. Verifique a seguir as opções e seus exemplos:

  • Completo: quinta-feira, 25 de janeiro de 2018 13:18:48 America/Sao_Paulo
  • Longo: 25 de janeiro de 2018 13:18:48 BRST
  • Médio: 25/01/2018 13:18:48
  • Curto: 25/01/2018 13:18

No campo Mostrar Breadcrumbs, você decide selecionando SIM ou Não, se o atalho das páginas que estão sendo visitadas será exibido na página do blog, por exemplo, se o cliente entrou na home da sua loja, e de lá clicou para visitar o blog e em seguida escolheu um post para ler, deixando este campo habilitado aparecerá no cabeçalho da página a seguinte informação: Home/Blog/Postagem1.

Insira no campo Contagem de Caracteres do Resumo, o número de caracteres a serem exibidos antes de ser adicionado um link de “Veja Mais”, na página de listagem de Posts. Essa opção só é utilizada se no próximo campo, Utilizar Campo de Conteúdo Curto estiver selecionado o NÃO, pois dessa forma todo o conteúdo do post é mostrado, podendo ser configurado quantos caracteres você quer exibir. Se habilitado com o SIM, o campo de conteúdo curto preenchido dentro da postagem será exibido por inteiro, ao invés de cortar o conteúdo do post.

Dentro de cada post, há um campo (não obrigatório) para a inserção de TAGs, selecionando o SIM no campo Analisar Tags CMS no Conteúdo da Postagem, as tags inseridas ali ficarão disponíveis no texto da postagem.

Para definir quantos posts poderão ser exibidos por página, insira os numerais, separando-os por vírgulas no campo Postagens por Página. Os numerais escolhidos por você, aparecerão como como filtro na página do blog. Caso deixe o campo em branco, no filtro aparecerá apenas a opção “10”, que será o número padrão de posts exibidos por página.

No campo Usar o ID das Categorias nas Postagens, selecione o SIM, caso queira que o identificador da categoria apareça nos atalhos das páginas que o usuário está visualizando, por exemplo: Home/Blog/News/Postagem1, caso selecione o NÃO, o identificador da categoria não será exibido.

Nos próximos campos Mostrar Marcações nas Listagens e Mostrar Marcações nas Postagens, selecione o SIM para habilitar os ícones das redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, entre outros) na listagem dos posts e dentro do conteúdo, para que ao clicar o usuário possa compartilhar o post em suas redes sociais.

No campo Ordenação Padrão da Postagens, selecione entre as opções Mais Novos Primeiro e Mais Velhos Primeiro, em qual ordem os posts serão exibidos na página do Blog.

Nesta aba você vai configurar informações referentes ao Menu e aos Links do blog. Mas para que essas configurações funcionem corretamente, o Layout de seu blog deve estar habilitado com uma opção que disponibilize uma coluna para o Menu aparecer.

Nos campos Habilitar menu a esquerda e Habilitar menu a direita, as configurações têm a mesma finalidade, a única diferença é o lado que o menu será habilitado. Selecionando o NÃO, mesmo que a coluna esteja disponível, o Menu não será exibido e a coluna ficará vazia. Selecionando a opção Sim, em todas as páginas (…) e selecionando a opção Sim, somente nas páginas do Blog ele aparecerá em todas as páginas do seu blog.

As configurações dos campos Habilitar link no rodapé e Habilitar link no cabeçalho têm a mesma finalidade, a única diferença é o local onde o link será inserido. Para habilitar o Link no Rodapé ou no Cabeçalho, selecione a opção SIM.

Insira no campo Postagens recentes o número de postagens (títulos) para serem exibidas no menu do Blog, caso ele esteja habilitado. Se deixar o campo em branco, todas as postagens serão exibidas no Menu, caso deseje que nenhum título seja exibido, insira o número “0” no campo.

Se deseja que todas as categorias do blog sejam exibidas no Menu, selecione a opção SIM no campo Habilitar Menu de Categorias, selecionando o NÃO as categorias não ficarão visíveis.

No campo Número de Tags para Mostrar insira quantas Tags gostaria que aparecesse na parte destinada à Tags no menu do Blog, caso não queira exibir nenhuma, apenas deixe o campo vazio.

Comentários

Para liberar a inserção de comentários realizados pelos usuários em seu blog, selecione a opção SIM no campo Habilitar Comentários. Mesmo habilitando esta opção, se um post estiver configurado para não receber comentários, a opção ficará desabilitada para o respectivo post. Selecionando o NÃO, a opção de comentários nem será exibida no blog.

No campo Você precisa estar registrado para comentar, selecionando o NÃO, qualquer usuário poderá registrar um comentário, que posteriormente será avaliado ou não por você. Selecionando o SIM, no local onde fica o formulário, será solicitado que o usuário faça o login em sua conta, para conseguir registrar seu comentário.

Para avaliar os comentários recebidos e decidir quais serão postados, selecione a opção NÃO no campo Aprovar comentários automaticamente, selecionando a opção SIM todos os comentários serão aprovados automaticamente. Faça a mesma configuração no campo Aprovar automaticamente comentários de clientes registrados, selecionando o NÃO para que mesmo sendo de usuários registrados, os comentários ainda passem por sua avaliação, e o SIM caso deseje que os comentários feitos por usuários registrados sejam automaticamente aprovados.

Insira no campo Enviar Emails para um endereço de email ativo de sua loja para receber os comentários enviados pelos usuários e no campo Remetente selecione entre os emails já cadastrados de sua loja, qual aparecerá como o remetente desses emails.

Selecione no campo Modelo de Email, qual template será utilizado no email dos comentários. E por fim, caso queira definir quantos comentários poderão ser visualizados por página, insira os numerais, separando-os por vírgulas no campo Comentários por Página. Os numerais escolhidos por você, aparecerão como filtro na página do blog. Caso deixe o campo em branco, no filtro aparecerá apenas a opção “10”, que será o número máximo de comentários exibidos por página.

ReCAPTCHA

Se quer habilitar o ReCAPTCHA para que seja exibido para os usuários que desejam registrar um comentário em seu blog, selecione o SIM no campo Ativar ReCAPTCHA.

Em seguida vá até o site http://www.google.com/recaptcha/intro/index.html para fazer seu cadastro e obter suas chaves, logo após, insira-as nos próximos campos, ReCAPTCHA Chave do Site e ReCAPTCHA Chave Secreta.

Feed RSS

Essa é uma tecnologia obsoleta, e não muito utilizada hoje em dia. Configurações nessa aba, não serão necessárias para o bom funcionamento do seu módulo.

Retornar à página anterior


Ferramentas da página