Ferramentas do usuário


Processamento dos Pedidos no Magento

Tratar um pedido é um processo muito importante e todos os seus passos devem ser feitos com bastante atenção. Vamos verificar o que deve ser feito assim que uma compra for realizada em sua loja, para isso acesse a administração e navegue até o menu Vendas → Pedidos.

Verificando o Pedido

Após selecionar o pedido ao qual você quer dar continuidade, uma nova página será carregada e você conseguirá visualizar todas as informações referentes ao pedido, como por exemplo:

  • Data e horário da compra;
  • Dados do Cliente;
  • Endereços de Cobrança e Entrega;
  • Forma de Pagamento;
  • Produtos comprados;
  • Valor total do pedido.

Segue ilustração das informações citadas acima:

Faturando o Pedido

Quando a compra for realizada com pagamento através de Boleto Bancário ou Transferência online, assim que identificado o pagamento, é hora de faturar o pedido. Para isso clique na aba Fatura como mostra a ilustração abaixo:

Feito isso, a página para gerar fatura será aberta, nela você verificará novamente se todos os dados estão corretos. Ao fim da página você deve selecionar a opção Email Cópia de Fatura para que seu cliente receba um email com o pedido faturado. Após isso, é só salvar a fatura. Segue ilustração com as configurações citadas acima:

As compras realizadas por meio de cartão, caso você utilize algum anti-fraude, faça as verificações necessárias e quando for dar prosseguimento ao pedido, o processo de faturamento será igual ao mostrado anteriormente, com excessão do campo Valor situado ao final da página, onde sempre deve estar selecionado a opção Capturar Online para que o faturamento seja feito junto à sua Operadora do Cartão, no caso da opção Capturar Offline o faturamento seria feito somente na administração do Magento. Segue ilustração do campo citado acima:

Entregando o Pedido

Assim que o pedido for faturado, é hora de preparar o produto para a entrega. É necessário que você separe o produto comprado, embale-o adequadamente e entregue-o nos Correios. Feito isso, você receberá um código de rastreio e com ele em mãos criaremos a entrega do pedido na administração da sua loja.

Ao entrar no pedido clique sobre a aba Entrega como mostra a ilustração abaixo:

Feito isso, a página para criar a entrega será aberta. Nas Informações de Entrega você irá clicar em Incluir Rastreador e no campo Número você vai inserir o código de rastreio passado pelos Correios. Ao fim da página você deve selecionar a opção Email Cópia de Entrega para que seu cliente receba um email com o código de rastreio, assim ele conseguirá verificar o andamento de sua entrega. Após isso, é só salvar a entrega. Segue ilustração com as configurações citadas acima:

Reembolso

Quando um pedido já foi faturado e por algum motivo será cancelado, é necessário fazer o reembolso ao cliente.

Reembolso de pedidos realizados por meio de Boleto ou Transferência online

Para reembolso de compras com boleto ou transferência online, siga o passo a passo abaixo:

Acesse a administração, navegue até Vendas → Pedidos, selecione o pedido que será reembolsado. Será aberta uma página com todas as informações do pedido. Selecione no canto superior direito o botão Reembolso, como mostra a ilustração abaixo:

Será aberta a página que permite fazer a devolução do valor total da compra ou parte desse valor. Para devolver o valor integral do pedido, basta verificar todos os dados do pedido e navegar até o final da página, marque o campo E-mail cópia do Reembolso, caso queira que o cliente seja notificado, em seguida clique sobre o botão Reembolso. Pronto, foi criado o reembolso.

Para reembolso parcial, será necessário alterar algumas informações nos campos Produtos p/ Retornar e Total do Reembolso. Vamos agora à algumas situações exemplos:

  • Caso o cliente tenha comprado 10 produtos, porém queira devolver apenas um desses produtos. Navegue até Produtos para Retornar, este campo mostra todos os produtos comprados pelo cliente. Para retornar apenas um desses produtos ao estoque, ou seja fazer a devolução do valor de apenas um ao cliente, você deverá selecionar o campo Devolver ao Estoque e inserir a quantidade do produto que deseja devolver no campo Qtd para reembolsar, os demais produtos deverão ficar desmarcados no campo Devolver ao Estoque e zerados no campo Qtd para reembolsar. Em seguida selecione o botão Update Qty's para atualizar o valor do pedido no campo Total do Reembolso. Confira o campo Total do Reembolso, marque o campo E-mail cópia do Reembolso, caso queira que o cliente seja notificado, em seguida clique sobre o botão Reembolso.
  • Agora, vamos ao seguinte exemplo, o cliente fez o pedido e no momento de pagar não percebeu que um dos produtos estava mais caro do que o anunciado, somente depois do pedido faturado ele percebeu o erro e pediu a devolução do valor pago indevidamente. Neste caso, para devolver o valor ao cliente, será necessário ajustá-lo navegando até o campo Total de ReembolsoAjustar Reembolso e inserir ali o valor que deverá ser devolvido ao cliente. Verifique se o valor do reembolso está correto e finalize selecionando o botão Reembolso.
  • Outra situação é a devolução do Frete. Para devolver o valor do frete basta inseri-lo no campo Reembolso Entrega, para a não devolução basta deixar este campo zerado. Finalize selecionando o botão Reembolso.
  • Por fim no campo Taxa de Manutenção, caso o lojista possua alguma taxa de cobrança pelo serviço de reembolso,deverá inserir o valor neste campo, se não houver, deixe o campo zerado.

Caso precise acessar novamente o reembolso, basta selecionar o pedido e navegar até o campo Reembolsos, no canto superior esquerdo da sua tela.

Importante: No caso de boleto e transferência bancária, além do processo de reembolso feito no Magento, é necessário fazer a devolução do valor para o cliente via depósito ou transferência bancária.

Reembolso de pedidos realizados por meio de Cartão de Crédito

Para reembolso de compras com Cartão de crédito, siga o passo a passo abaixo:

Acesse a administração, navegue até Vendas → Pedidos, selecione o pedido que será reembolsado. Será aberta uma página com todas as informações do pedido. Navega até o canto esquerdo da sua tela e selecione a aba Faturas. Será aberta a página da fatura criada para este pedido. Clique sobre fatura. Na página de fatura, que sera aberta, selecione o botão Reembolso.

Será aberta a página que permite fazer a devolução do valor total da compra ou parte desse valor. Para devolver o valor integral do pedido, basta verificar todos os dados do pedido e navegar até o final da página, marque o campo E-mail cópia do Reembolso, caso queira que o cliente seja notificado, em seguida clique sobre o botão Reembolso online. Pronto, foi criado o reembolso. Entenda as informações citadas acima com essa ilustração:

Para reembolso parcial, será necessário alterar algumas informações nos campos Produtos p/ Retornar e Total do Reembolso. Vamos agora à algumas situações exemplos:

  • Caso o cliente tenha comprado 10 produtos, porém queira devolver apenas um desses produtos, navegue até Produtos para Retornar, este campo mostra todos os produtos comprados pelo cliente, para retornar apenas um pro estoque, ou seja fazer a devolução do valor de um desses produtos ao cliente, você deverá selecionar o campo Devolver ao Estoque e inserir a quantidade do produto no campo Qtd para reembolsar, os demais produtos deverão ficar desmarcados no campo Devolver ao Estoque e zerados no campo Qtd para reembolsar. Em seguida selecione o botão Update Qty's para atualizar o valor do pedido no campo Total do Reembolso. Confira o campo Total do Reembolso, marque o campo E-mail cópia do Reembolso, caso queira que o cliente seja notificado, em seguida clique sobre o botão Reembolso Online.
  • Agora, vamos ao seguinte exemplo, o cliente fez o pedido e no momento de pagar não percebeu que um dos produtos estava mais caro do que o anunciado, somente depois do pedido faturado ele percebeu o erro e pediu a devolução do valor pago indevidamente. Neste caso, para devolver o valor ao cliente, será necessário ajustá-lo navegando até o campo Total de ReembolsoAjustar Reembolso e inserir ali o valor que deverá ser devolvido ao cliente. Verifique se o valor do reembolso está correto e prossiga clicando sobre o botão Reembolso Online.
  • Outra situação é a devolução do Frete. Para devolver o valor do frete basta inseri-lo no campo Reembolso Entrega, para a não devolução basta deixar este campo zerado. Finalize selecionando Reembolso. Finalize selecionando o botão Reembolso Online.
  • Por fim no campo Taxa de Manutenção, caso o lojista possua alguma taxa de cobrança pelo serviço de reembolso,deverá inserir o valor neste campo, se não houver, deixe o campo zerado. Finalize selecionando o botão Reembolso Online.

Caso precise acessar novamente o reembolso, basta selecionar o pedido e navegar até o campo Reembolsos, no canto superior esquerdo da sua tela.

Importante: É de suma importância que o reembolso seja feito dentro da FATURA do pedido e que seja selecionado o botão REEMBOLSO ONLINE, pois somente dessa forma será feita a comunicação do cancelamento do pedido junto à sua operadora de cartão. Caso contrário o cancelamento será feito apenas no Magento e o cliente não receberá o valor investido, o que gera grande transtorno ao lojista.

Cancelamento de Pedido

Existem alguns motivos para um pedido ser cancelado, como por exemplo:

  • Pagamento não foi aprovado;
  • Boleto vencido;
  • Fraude identificada.

Nesses casos, como o pedido ainda não foi faturado, basta que você entre no pedido e clique na aba Cancelar, como mostra a ilustração abaixo:

Se por algum motivo necessitar cancelar após a fatura já ter sido criada é só entrar na fatura e fazer o reembolso.

Todas essas etapas precisam ser respeitadas para que o fluxo da venda não sofra distorções e a comunicação com o cliente seja feita de forma ordenada e transparente.

Recomprar um Pedido

A opção Recomprar é muito útil quando um pedido é cancelado por engano pelo administrador ou pelo cliente, e após isso se deseja reaproveitá-lo mantendo todas as informações como cliente, endereços e produtos. Para isso entre no pedido e clique na aba Recomprar como mostra a ilustração abaixo:

Feito isso, a página para recomprar o pedido será aberta. Nas informações dos Produtos Vendidos você tem a opção de adicionar mais produtos ao pedido clicando na opção Adicionar Produtos e o campo de Preço Personalizado que pode ser selecionado, possibilita a opção de modificar o preço do produto caso o preço tenha sido alterado no período em que o pedido estava cancelado. Feito alguma dessas duas alterações, clique em Update items and Qtys para atualizar essas modificações.

Caso necessário, na aba Aplicar Cupom Promocional poderá ser inserido um cupom. Após isso poderemos confirmar na mesma página, as informações do cliente e os endereços.

Na aba Forma de Pagamento você poderá selecionar outra forma de pagamento, se o cliente assim desejar, alterando a forma de origem do pedido, na aba Forma de Entrega da mesma forma, caso o frete desejado na recompra seja diferente do escolhido anteriormente.

Ao fim da página você deve selecionar a opção Enviar Email Cópia de Entrega para que seu cliente receba um email com as informações do novo pedido, e para finalizar clique na opção Salvar Pedido. Segue abaixo as ilustrações com os campos citados acima:


Ferramentas da página