Ferramentas do usuário


Gerenciamento de Reescrita de URL

Toda vez que uma página, produto ou categoria é criada, uma URL é gerada para aquela informação. O Magento possibilita ao usuário alterar essas urls a fim de que elas sejam mais fáceis e contribua para um bom ranqueamento nos mecanismos de buscas.

Esse redirecionamento de url também pode ser usado para redirecionar antigas url's da sua loja para novos endereços, assim você poderá aproveitar o ranqueamento desta url para um novo produto, categoria, página, etc. Quando a reescrita é efetuada, todas as ligações que apontam para a URL anterior são redirecionadas para o novo endereço.

Para fazer a reescrita, primeiramente acesse a administração do Magento, navegue até Catálogo → Gerenciar Reescrita de URL, e clique na opção Criar URL. Conforme mostra a ilustração abaixo.

As instruções a seguir mostram como usar a ferramenta de gerenciamento de reescrita de URL para criar três diferentes tipos de redirecionamentos.

Reescrita de Produto

Com essa opção, você pode criar URL's para produtos específicos. No campo Reescrita de URL Para, selecione a opção Produto. Feito isso, uma lista com todos os produtos de sua loja aparecerá, escolha o produto que sofrerá as alterações. A ilustração a seguir mostra a interface das configurações citadas:

Após escolher o produto, uma nova página será carregada e nesta etapa você poderá reescrever a URL da categoria deste produto. Se não quiser reescrevê-la agora, clique em pular seleção de categoria, como mostra a ilustração a seguir:

No campo Novo Caminho (URL Acessada) insira a nova URL (que deverá ser única para cada produto) e no campo Redirecionar selecione a opção Permanente (301). Após todas as informações serem inseridas corretamente, clique em Salvar para finalizar. A ilustração abaixo mostra a interface das configurações acima:

Para que as alterações sejam aplicadas corretamente, pode ser necessária a limpeza dos caches do Magento. Sistemas → Gerenciar Cache Clicar em: Liberar Cache do Magento e Liberar Cache Armazenado.

Reescrita de Categoria

Com essa opção, você pode reescrever URL's para categorias. No campo Reescrita de URL Para, selecione a opção Categoria. Feito isso, uma lista com as categorias de sua loja aparecerá, escolha a categoria que sofrerá as alterações. A ilustração a seguir mostra a interface das configurações citadas:

Após escolher a categoria, uma nova página será carregada. No campo Novo Caminho insira a nova URL da categoria (que deverá ser única) e no campo Redirecionar selecione a opção Permanente (301). Após todas as informações serem inseridas corretamente, clique em Salvar para finalizar. A ilustração abaixo mostra a interface das configurações acima:

Para que as alterações sejam aplicadas corretamente, pode ser necessária a limpeza dos caches do Magento. Sistemas → Gerenciar Cache Clicar em: Liberar Cache do Magento e Liberar Cache Armazenado.

Reescrita Personalizada

Com essa opção, você pode criar URL's para itens que não são produtos ou categorias, como por exemplo, páginas institucionais. No campo Reescrita de URL Para, selecione a opção Personalizado. Feito isso, a aba de Informações de Reescrita de URL será aberta.

No campo Identificador, escreva um nome ou o motivo pelo qual está redirecionando essa URL (identificação interna). No campo Novo Caminho insira a URL antiga que você deseja redirecionar e no campo Caminho Base insira a nova URL para a qual você quer redirecionar, as duas URL's inseridas devem ser completadas no final com “.html” . No campo Redirecionar, selecione a opção Permanente (301), e no campo Descrição, você poderá colocar informações adicionais, caso ache necessário.

Observação: Quando salvar, caso apareça o erro “Caminho solicitado para loja específica já existe”, significa que já existe uma reescrita para essa URL, então é necessário achá-la e excluí-la, para conseguir criar a próxima.

Após confirmar se todas as informações foram inseridas corretamente, clicar em Salvar para finalizar. A ilustração abaixo mostra a interface das configurações acima:

Para que as alterações sejam aplicadas corretamente, pode ser necessária a limpeza dos caches do Magento. Sistemas → Gerenciar Cache Clicar em: Liberar Cache do Magento e Liberar Cache Armazenado.


Ferramentas da página