Ferramentas do usuário


Categorias Magento

Categorias são locais onde organizamos os produtos no Magento. Permitem a organização do menu da loja por departamentos, facilitando a navegação dos clientes. Veja um exemplo na imagem abaixo:

Inicialmente o Magento vem apenas com uma categoria Padrão (Default), porém você poderá adicionar quantas categorias e subcategorias desejar. Importante que todas as categorias sejam criadas dentro dessa categoria Padrão, já existente no Magento.

Criando Categorias no Magento

Para criar uma categoria, acesse a administração do Magento, navegue até Catálogo → Gerenciar Categorias. Será aberta a seguinte página:

A sua esquerda estão as categorias já existentes na loja e a sua direita as configurações de cada categoria. Existem dois botões, no canto superior esquerdo, que permitem a criação das categorias são eles:

Criar Categoria:_ Permite que você crie uma categoria raiz, que vai abarcar as demais categorias que farão parte do menu da sua loja.

Em uma mesma plataforma Magento, o lojista pode gerenciar múltiplas lojas de variados segmentos, na imagem exemplo acima, o lojista trabalha com dois segmentos um de moda e outro de decoração, nesta loja ele trabalha os dois em uma mesma loja, porém ele poderia ter duas lojas específicas dentro desse mesmo Magento, neste caso ele deveria criar duas categorias raiz, uma que associasse apenas os produtos do nicho moda e outra pro nicho decoração. Segue imagem como ficaria com essa alteração:

Criar Subcategoria: Permite que o lojista defina todas as subcategorias da loja. Uma vez criada a categoria raiz todas as demais deverão ser criadas selecionando esse botão.

Agora que já sabemos para que servem os principais botões desta página, vamos à criação de uma categoria. Para isso clique sobre a categoria raiz e em seguida clique no botão Criar Subcategoria, serão disponibilizadas as configurações da categoria.

Informações Gerais

Nesta primeira página serão inseridas as principais informações da categoria. Segue ilustração:

Segue abaixo, descrição de todos os campos desta aba: Nome da categoria: Nomeie a categoria neste campo. Esse nome será mostrado acima da listagem de produtos e no menu da loja.

Habilitado: Permite habilitar ou desabilitar a categoria.

URL: É o endereço da categoria na loja. Não utilize espaços, texto em caixa alta ou qualquer outro carácter especial na url. Este campo, caso prefira, é preenchido automaticamente pelo Magento, basta não preenchê-lo.

Descrição: Defina aqui o texto que será visualizado pelo cliente na página da categoria. Por padrão do Magento, essa informação poderá ser visualizada, na página da categoria, logo abaixo do nome, varia de acordo com o tema aplicado à plataforma.

Imagem: insira, neste campo, um banner ou imagem que represente a categoria.

Os campos tratados a seguir são utilizados pelos motores de busca (SEO), com isso seu preenchimento é de total importância para que a sua loja consiga melhores posicionamentos nos resultados de buscas. Vamos a descrição de cada campo:

Título da página: Defina o título da categoria.

Palavras chave: Insira as palavras-chave para a sua categoria. Importante separa-las por vírgula e inserir apenas palavras relevantes, que corresponda com a categoria que está criando.

Descrição da página: Defina o texto que será visualizado pelo cliente,logo abaixo da url da página, nos resultados de busca.

Incluir no menu de navegação: Este campo permite exibir a categoria no menu principal da loja.

Display Settings

Nesta aba controlamos os elementos que serão visualizados na página da categoria no Frontend da loja. Segue ilustração:

Segue abaixo, descrição de todos os campos desta aba:

Modo de exibição: Este campo permite que o logista defina como será a página da sua categoria. Poderá escolher entre exibir somente blocos estáticos, produtos ou ambos.

CMS Block: Caso escolha utilizar blocos estáticos, defina, neste campo, o bloco estático que será visualizado junto à listagem de produtos.

Is Anchor: Exibe ou não a barra de navegação por camadas, que é a barra na lateral da página da categoria, onde o usuário poderá filtrar os produtos através de atributos como cor, tamanho, marcas, preços, entre outros.

Available Product Listing Sort By : Neste campo defina quais opções poderão seu utilizadas pelo usuário para ordenar a listagem de produtos da categoria, por exemplo, pelo Nome, Relevância, Preço ou qualquer atributo que ele deseja exibir na categoria.

Default Product Listing Sort By: Por padrão, quando o usuário entra em uma categoria a opção que já vem selecionada é a relevância. Caso o lojista queira alterar esse padrão, ele poderá selecionar qualquer outra opção como Nome, Preço ou qualquer outro atributo definido.

Layered Navigation Price Step: Personalize, neste campo, o filtro por faixa de preço entre os produtos associados da categoria.

Categoria de Produtos

É nesta aba que o lojista associa os produtos à categoria. Caso não consiga visualizar os produtos logo que acessar a aba, clique sobre o botão Limpar Filtros. Em seguida, selecione os produtos que deseja associar à categoria, marcando a caixinha que antecede ao nome do produto.

Ainda nesta aba, temos o grid de informações dos produtos, onde no campo Posição, você pode escolher a posição que os produtos aparecerão na vitrine da loja. Exemplo: o produto que estiver com número 0 será o primeiro, o número 1 o segundo, e assim sucessivamente.

Por fim, salve sua categoria, clicando sobre o botão Salvar Categoria. Segue ilustração:


Ferramentas da página