Ferramentas do usuário


QCI - Query Commerce Integration

A Query Commerce se especializou em fazer integrações das duas maneiras, serviço e produto. A partir disso surgiu um serviço chamado QCI - Query Commerce Integration, o qual funciona como um centralizador de integração.

O QCI surgiu visto que apesar de cada integração ter suas peculiaridades elas sempre tinham algo em comum e essas similaridades foram reunidas nesse software que passou a ser comercializado como um serviço. Portanto o QCI surgiu da necessidade de se englobar tudo que as integrações apresentam em comum para poder gerar um motor de integração que possibilita-se um desenvolvimento mais ágil das soluções. A figura abaixo exemplifica seu funcionamento de maneira simplificada:

Em azul temos o motor do QCI que é preparado para manipular os dados recebidos do ERP através do Driver Externo e normalizá-los para enviar ao Magento.

O Driver Externo é o software que tem como responsabilidade retirar os dados do ERP e enviar para o motor do QCI e ele é desenvolvido sob medida para cada um e por fim o módulo no Magento é quem recebe os dados do QCI, via API, e insere na loja do cliente.

O fluxo descrito funciona principalmente para produtos e estoque enquanto clientes e pedidos fazem o fluxo contrário, saindo do Magento, passando pelo motor e chegando ao ERP pelo Driver Externo. Um modelo mais completo do QCI pode ajudar melhor no entendimento do seu funcionamento.

Algumas situações podem demandar algum tipo de customização nos dados, e como pode ser visto na figura acima, o motor do QCI contem dois barramentos responsáveis por tratar toda e qualquer customização necessária para o fluxo de dados ser completo tanto para o Magento quanto para o ERP.

Uma das principais vantagens do QCI é o desempenho obtido, afinal ele é otimizado para trafegar apenas as informações que realmente são necessárias, sem enviar uma grande massa de dados a cada ciclo de integração.


Ferramentas da página